5 passos para seu filho gostar de frutas

Fazer com que seus filhos sejam amigos das frutas pode ser uma tarefa bastante divertida, só depende de você.

Renata Finholdt

As crianças estão tão acostumadas a ter todas as coisas compradas já prontas para consumir que algumas delas nem imaginam como que certas frutas nascem.

As balas, chocolates, salgadinhos, bolachas e tantos outros alimentos industrializados tomam o lugar tão importante das frutas na hora de alimentação dos pequenos, tanto que alguns deles têm horror a provar qualquer fruta que seus pais lhe coloquem na frente.

É muito importante oferecer para as crianças, desde bem pequenas, frutas em sua alimentação diária, desta forma, elas se acostumam pouco a pouco com o sabor e textura de cada uma delas e muitas vezes se tornam fãs de algumas mais específicas.

Mas, se você não conseguiu fazer isso anteriormente, pode tentar de novo:

  1. Leve as crianças em um pomar com o intuito de conhecerem como as frutas nascem e identificarem cada fruta em seu próprio pé. Elas vão adorar ter a oportunidade de provar uma maça arrancada da própria macieira, por exemplo, ou de verificar quantas espécies de uvas diferentes existem. Vão se maravilhar vendo que algumas frutas nascem no chão enquanto outras podem nascer no caule da árvore.

  2. Convide os pequenos para comprarem as frutas juntos no supermercado. Peça ajuda deles na escolha de cada uma, deixe com que eles toquem e sintam o cheiro e assim se aproximem de todas elas.

    Advertisement
  3. Preparem uma salada de frutas juntos. Tomando o devido cuidado com o uso de facas, peça a ajuda dos pequenos para cortar e unir as frutas que compraram antes. Provem juntos os pequenos pedaços. Façam brincadeiras com os olhos fechados para que eles tentem descobrir que fruta é aquela que eles irão provar em seguida. Isso tudo vai deixá-los bem familiarizados com as frutas.

  4. Sirva de diferentes formas. Mostre para eles as possibilidades em que elas podem ser consumidas. Busquem receitas juntos. Consumam com iogurte, com sorvete, algumas se transformam em geleias que acompanham bolos (de vez em quando), outras podem ser assadas. O importante é que eles vejam que as frutas podem fazer parte da mesa de vocês de várias e deliciosas formas.

  5. Tenha sempre frutas em casa. Algumas crianças têm preguiça de descascar ou cortar algumas frutas para comer, então sempre que possível ofereça. Algumas você pode até mesmo deixar cortada em potes fechados dentro da geladeira, isso facilita bastante o consumo para as crianças menores.

Lembre-se, é nesta fase que eles mais precisam de nutrientes para crescerem saudáveis, além de que também nesta fase tendem a definir o tipo de alimentação que terão no futuro.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.