3 passos para reerguer-se quando o cônjuge lhe magoou profundamente

Eventualmente o marido e a mulher irão desentender-se e acabar magoando um ao outro. Se você está passando por isso, saiba como você pode reerguer-se.

Fernanda Britto Teixeira de Borba

Quando alguém que amamos nos magoa, nos sentimos muito tristes. Principalmente quando esse alguém é seu marido ou sua esposa. Por muitas vezes em nossa vida nosso cônjuge nos desapontará, seja de forma simples ou mais complexa, mas precisamos estar prontos para perdoar, resolver a situação, e não deixar com que esta mágoa destrua os sentimentos bons. Se você se sente magoado(a) com seu cônjuge, isso provavelmente está afetando de forma muito ruim o relacionamento de vocês. Reerga-se com estes três passos:

1. Respire

Sim, todos nos dizem isso quando o nervosismo bate por algum motivo. Mas este é o primeiro passo – e importantíssimo inclusive – para que consigamos lidar com situações adversas com sabedoria. A respiração profunda ajuda a oxigenar o corpo, liberando a tensão e ajudando a relaxar. Quando estamos muito tristes, decepcionados ou com raiva, não devemos tomar nenhuma decisão, pois elas serão por impulso, e há uma grande chance de nos arrependermos depois. Portanto, respire e busque acalmar-se.

2. Lembre de seu valor

Quando alguém que amamos nos magoa, por vezes até podemos achar que o erro está em nós mesmos e então nos culpamos pelo erro de outra pessoa. Depois de sentir-se culpada, então a autoestima cai e a pessoa pode até ficar depressiva, acreditando não ter qualidades e talentos, sentindo-se um incômodo, isso não é certo.

Depois de respirar fundo, você não pode esquecer-se de seu valor, o quão especial você é e o quanto você se esforça para fazer o bem. Não pense que alguém lhe magoou por culpa sua, isso não existe. Talvez você tenha falhado em algo, mas todos nós falhamos. Lembre-se de todas as coisas boas que você já viveu e as grandes coisas que já conquistou. Lembre-se também de todos os momentos maravilhosos que você e seu cônjuge já vivenciaram. Você tem valor, o seu relacionamento tem um valor inestimável.

3. Procure uma solução

A situação pela qual você está passando não se resolverá de maneira feliz se você ficar procurando mais motivos para magoar-se, concentrar-se nos erros e nas coisas ruim que aconteceram, e em como você se sente magoado(a). Depois de respirar, e, se necessário, respirar mais algumas vezes, e valorizar-se, então você pode e deve partir para o terceiro passo: procurar uma solução. Se vocês não procurarem uma solução, irão procurar mais motivos para entristecer-se e discutir, e isso não é nada bom, a situação só irá piorar e vocês se magoarão ainda mais.

Advertisement

Seu cônjuge lhe magoou por erro exclusivamente dele? Se sim, você precisa expressar seus sentimentos e falar sobre o que está lhe afligindo, e precisa perdoar e ajudar. Você cometerá muitos erros também, e certamente irá querer perdão, por isso, perdoe as outras pessoas. Conversem e pensem em como podem melhorar e abandonar os erros cometidos, e apoiem um ao outro nesta tarefa.

O casamento é um relacionamento lindo, composto de um homem e uma mulher com defeitos, que cometem erros e que eventualmente magoarão um ao outro. Mas, o importante é que os dois se esforcem para o bem comum, que os dois saibam dialogar e buscar fazer feliz seu cônjuge, que saibam solucionar problemas e não agravá-los, que saibam perdoar e reerguer.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Britto Teixeira de Borba

Fernanda de Borba é estudante de Administração de Empresas, recém-casada, apaixonada por observar, calcular e escrever.