A perda da audição é um sinal mortal para o seu relacionamento

É muito importante saber disso!

Roberta Preto

“Provavelmente não há qualquer outra decisão na vida que afete a qualidade de vida e o estado do nosso progresso eterno tanto quanto o casamento.”

No natal de 2016, estive com minha família e visitei uma tia que amo muito. Ela sofre com o problema de audição. Mesmo utilizando aparelho, ela sente algumas dificuldades ao ouvir, então, é preciso chegar bem perto para falar com ela ou deixar que ela leia os lábios para compreender o que estamos dizendo.

Minha tia é bem divertida. Enquanto conversávamos, meu tio aproximou-se um pouco estressado, mas minha tia manteve-se calma, ela apenas olhava para ele sem dizer nada. Quando ele terminou de falar e afastou-se, ela me olhou, sabia que eu estava intrigada, porque a conheço bem e sei que as mulheres de nossa família não costumam abaixar a cabeça para determinadas situações.

Então, ela me explicou que cansou de brigar por tão pouco, antes a perda de audição era sua maior tristeza, mas ao deparar-se com a perda de audição em seu casamento, ela percebeu que muitas coisas poderiam ter sido evitadas. Eles quase se divorciaram e sua provação a fez perceber isso.

Todas as vezes que meu tio chega para debater algo com estresse ou palavras ríspidas, ela disfarçadamente tira seu aparelho do ouvido e o deixa falar sozinho, tenta não ler seus lábios para não sentir-se ofendida ou magoada. E, quando tudo se acalma, ela coloca o aparelho novamente e senta para resolver a situação.

Advertisement

Sim, meu tio descobriu o que ela faz. Ficou irritado de início, mas como ela não responde, ele desistiu e ambos aprenderam a agir dessa forma. As desavenças no lar diminuíram e agora tanto ela como ele estão com mais disposição para amar do que para brigar. Eles aprenderam a focar nas coisas que realmente importam.

Observe abaixo que a perda de audição é um sinal mortal para os relacionamentos, porque sem ela outras coisas que são essências à relação também se perdem:

Ausência da comunicação

Para um relacionamento ser saudável, precisa antes de tudo de casais maduros que tenham uma boa comunicação, respeito e total lealdade um pelo outro. A boa comunicação só pode existir ser houver uma boa audição, porém, se acontecer de haver interferências na escuta, provavelmente haverá falhas na comunicação e, sem elas, o relacionamento se destrói por completo.

As sementes de uma relação duradoura são semeadas na juventude e só pode dar frutos se houver por parte do casal comunicação e audição, ambas caminham lado a lado.

Ausência do amor

Todos querem ser ouvidos, mas poucos são os que sabem ouvir. Todos querem falar, defender seus pontos de vistas, entretanto, raro são aqueles que possuem a capacidade de sentir empatia pelo cônjuge.

Advertisement

Uma relação que não possui audição tende a se definhar no início do namoro ou do casamento, pois o amor é exigente e carece de uma boa audição por parte dos parceiros. Por isso é preciso lembrar que a felicidade na vida a dois não se inicia com os votos matrimonias, ela inicia-se durante o período do namoro.

Ausência da visão

Parece estranho ouvir isso “ausência da visão”, mas ela existe e está entre os problemas mais graves de muitos relacionamentos. Geralmente, ela aparece no mesmo período em que se perde a audição, pois a audição, além de nos permitir ouvir, também nos aguça a olhar o melhor que há no parceiro. Entretanto, quando a audição se vai, ela leva junto suas outras irmãs: comunicação e visão.

Sabemos que através da audição, comunicação e visão podemos sintonizar a mente e o coração no melhor da pessoa amada e, sem elas, acabamos por perder essa capacidade, levando a destruição de muitos relacionamentos.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.