O pai morreu aos 54 anos; 14 anos mais tarde, seus filhos descobrem um segredo que ele nunca revelou a ninguém

Após sua morte, seu segredo ficou guardado por mais de uma década.

Shaelynn Miller

Ela só estava falando ao telefone, mas isso bastou. A garota de 17 anos cruzou o sinal vermelho e colidiu contra o carro de Michael Carney, que morreu instantaneamente.

Esse homem de 54 anos deixou para trás seus dois filhos, David Carney e Laura Carney.

14 anos depois, David descobriu um dos segredos mais bem guardados de seu pai

Laura estava visitando seu irmão quando ele puxou uma lista escrita à mão de seu pai. No topo dizia: “Coisas que eu gostaria de fazer na vida” com um ponto de exclamação entusiástico no final.

Advertisement

Dos 60 itens, apenas 5 haviam sido assinalados. Enquanto liam cada um da lista e riam de sua “letra indecifrável”, uma meta em particular chamou a atenção de Laura. Dizia: “Dar aos meus filhos mais amor, a melhor educação e o melhor exemplo que eu puder”.

“Ele não a assinalou, mas deveria”, disse Laura. “É o motivo pelo qual meu irmão e eu estamos fazendo isso: estamos concluindo a lista.”

David e Laura nunca souberam da lista de “coisas para fazer antes de morrer” de seu pai

Essa lista era um tesouro que eles não sabiam que ele tinha; ele nunca comentou sobre isso. Depois de conversar com sua mãe, eles descobriram que Michael começou a lista quando tinha 29 anos – o ano em que Laura nasceu.

Ele tinha algumas metas desafiadoras, como se corresponder com o Papa e falar com o presidente, mas Laura diz que topa o desafio. Embora ainda não saiba como isso vai acontecer, ela acredita ser possível. Laura e David estão determinados a cumprir todas as metas do pai.

Os irmãos traçam uma meta para concluir a lista de desejos até 2020

A primeira coisa que ele escreveu foi: “Eu gostaria de viver uma vida longa e saudável pelo menos até 2020”.

Advertisement

Ele não teve a chance de viver até lá, mas seus filhos prometeram concluir cada meta da lista até aquele ano. Desde que descobriram essa lista, em novembro de 2016, David e Laura já cumpriram algumas das metas.

Uma delas era ter uma foto sua em uma revista nacional. Como editora da Good Housekeeping, Laura escreveu e publicou a história de seu pai, juntamente com uma seção sobre como evitar a condução distraída.

Just checked off item 31 for my dad on myfatherslist.com: "Get my picture in a national magazine." There he is on pages…

Posted by Laura Carney on Thursday, March 9, 2017

Ela também assinalou “correr 16 quilômetros sem parar” com a ajuda de sua amiga Kelly Solis na “Girls on the Run” em Los Angeles. Elas concluíram o percurso em pouco mais de duas horas.

Advertisement

I did it! I ran 10 miles straight! Just checked off My Father's List item 23. (Post to come.) Hope the other items are…

Posted by Laura Carney on Sunday, March 19, 2017

Laura e David continuarão a assinalar os itens da lista até que ela esteja completa, momento em que Laura disse que poderá criar a sua própria lista.

Os eventos que contribuíram para que a lista fosse encontrada ajudaram Laura a lidar com o sofrimento e encontrar um propósito

A adolescente que provocou o acidente alegou que o sinal ficou verde enquanto ela o cruzava, mas testemunhas disseram que estava vermelho. Anos mais tarde, em 2013, Laura descobriu a verdade chocante que a ajudou a perdoar a motorista distraída.

Advertisement

Ela leu a história de outra pessoa que morreu por causa de um motorista desatento. Mas esse artigo apontou um fato que Laura nunca havia percebido: a condução distraída sobrecarrega o cérebro e torna quase impossível dirigir com segurança.

“Percebi, então, que a adolescente que matou meu pai insistiu que o sinal estava verde porque foi a cor que ela pensou ter visto”, disse Laura. “A distração tornou a luz do semáforo praticamente invisível.”

A mente de Laura foi tomada de ideias sobre o que poderia fazer para evitar que outras pessoas tivessem que passar pela mesma experiência devastadora. Foi então que ela decidiu se tornar parte da solução.

Ela se tornou uma ativista em prol da conscientização sobre a condução distraída e, desde então, publicou vários artigos e deu muitas palestras para difundir essas informações.

“Eu escrevo e falo sobre isso sempre que posso. Isso me ajudou a perdoar a garota que matou meu pai”, disse ela. “Também me ajudou a superar o terror e encontrar um propósito, e espero que concluir esta lista também me ajude”.

Advertisement

Laura compartilha a jornada dela e de seu irmão em seu blog, My Father’s List.

Apesar do grande esforço para combater a condução distraída, o número de mortes por acidentes de carro continua crescendo

Estima-se que 40.000 pessoas morreram em acidentes de carro em 2016 nos Estados Unidos, o que representa um aumento de 14% em relação a 2014. Essa é a escalada mais dramática observada nos últimos 53 anos, segundo o National Safety Council. [Este gráfico mostra que no Brasil as estatísticas são tanto quanto assombrosas.]

Advertisement

Você pode fazer a sua parte tomando consciência de como a condução distraída afeta a sua segurança e a das pessoas à sua volta.

Chegue vivo ao seu destino, tomando estas precauções importantes

  • Guarde seu celular. Se uma ligação ou mensagem de texto for importante, peça ao carona para atender ou verificar, ou pare o carro em um lugar seguro.

  • Se a tentação for muito grande, coloque seu telefone no modo avião.

  • Se estiver no banco do passageiro, impeça que o motorista pegue o telefone.

  • Evite comer enquanto dirige. Comer (e derramar alimento) é uma enorme distração.

    Advertisement
  • Não faça várias coisas ao mesmo tempo. Coloque uma música para tocar, passe o rímel e envie sua mensagem “estou a caminho” antes de sair da garagem.

Não permita que as distrações sejam um fator de risco para um acidente. A condução distraída pode ser prevenida se você mantiver seus olhos na estrada.

_Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original Father died at 54 years old; 14 years later, his children uncover a secret he never shared with anyone

Toma un momento para compartir ...