Ela sentiu uma dor extrema no abdômen e descobriu que estava grávida quando viu a cabeça do bebê saindo

Uma mulher pode ficar grávida e não perceber? Veja como isso é possível.

Erika Strassburger

Certo dia, no início de 2016, Emma Crofts-Wilson, 19 anos, da Nova Zelândia, apresentou dores muito fortes no abdômen e na lombar. Ela havia tomado paracetamol na noite anterior, quando as dores começaram, para ver se aliviavam, mas nada aconteceu. Na manhã seguinte, a dor estava pior e ela entrou no chuveiro na esperança de que isso fosse trazer algum alívio.

Por volta das 2:30 da tarde, ela estava na cozinha e as dores vieram com tudo. De repente, ela sentiu uma vontade imensa de fazer força, foi quando descobriu uma realidade que ela jamais imaginaria!

Ela olhou entre suas pernas e não pôde acreditar no que estava acontecendo

Emma viu uma cabeça saindo, só então descobriu que estava em trabalho de parto. Ela contou ao Daily Mail: “Eu não sabia que estava grávida até vir a CABEÇA do meu bebê entre minhas pernas. Fiquei completamente chocada, não sabia o que pensar!”.

Incrivelmente, ela deu à luz ali mesmo, e sozinha. Ela teve a intuição de pegar uma tesoura, esterilizá-la e cortar o cordão umbilical. Envolveu a criança em uma toalha, e verificou se ela estava segura e respirando.

Então, ela enviou uma mensagem de texto para sua mãe: “Por favor, não fique brava ou nervosa, mas eu acabei de ter um bebê. Não sei o que fazer”. A mãe ligou de volta e disse “É melhor que você esteja brincando!”. Emma, então, tratou de limpar todo aquele sangue antes que sua mãe chegasse.

Advertisement

Em meia hora, sua mãe já estava em casa. Quando viu sua filha e o bebê, caiu de joelhos e chorou. Enquanto elas esperavam a ambulância, o pai e a irmã dela também chegaram. Eles não tinham ideia do que estava acontecendo. O pai perguntou: “De quem é esse bebê?”, sem se dar conta de que era dela.

A ambulância chegou e a família foi para o hospital. A mãe e o bebê – uma menina – foram logo atendidas, os médicos estimaram uma gestação de 39 semanas. Hanna-Marie nasceu saudável, pesando 3 quilos. A mãe perdeu por volta de um litro sangue no parto e precisou se submeter a uma pequena cirurgia para reparar um rasgo que ficou na região vaginal.

Questionada sobre quem era o pai da criança, Emma contou que foi um encontro casual de uma noite. Ela nem sabe o nome dele, apenas que era australiano que estava passando férias na Nova Zelândia.

Emma não tinha noção de que estava grávida porque tinha a menstruação irregular. Além disso, ela engordou muito pouco (veja nas fotos acima, na primeira ela estava com 7 e a segunda com 9 meses), e como gosta de roupas mais folgadas, não via nada diferente quando se olhava no espelho. Mas, fazendo uma retrospectiva, ela se lembra de sentir desejo de comer frango frito, coisa que ela não tinha costume de comer. E sua vontade de ingerir bebidas alcoólicas simplesmente desapareceu.

Sobre como reagiu ao se ver com uma filha nos braços, ela disse: “Não tive um vínculo imediato com ela, mas ele veio enquanto estávamos no hospital.” Hanna-Marie já tem 1 ano e três meses.

Advertisement

É mesmo possível uma mulher entrar em trabalho de parto sem saber que está grávida?

Histórias como a de Emma, embora raras, também foram vivenciadas por outras mulheres. Outro caso foi registrado em 2012, em São Paulo. A rotina extenuante de Valéria Lima, com seu trabalho, três filhos para criar, noites maldormidas e uma reforma em casa – e “menstruando normalmente” – fizeram com que ela não percebesse que estava grávida até entrar em trabalho de parto.

A obstetra Rosa Maria Neme, do Hospital Albert Einsten, disse ao Vida e Estilo que casos assim são raros, já que sintomas claros vão surgindo ao longo dos meses de gestação, como enjoos, mamas doloridas, cansaço e, os mais óbvios, a ausência de menstruação e a barriga crescendo. “A partir do quinto mês já dá para perceber a barriga, a não ser que a mulher esteja acima do peso”. A ginecologista Elisabeth Leão, fez uma observação: “Existem algumas mulheres que possuem a musculatura abdominal muito fortalecida, o que faz com que a saliência da barriga demore a aparecer”.

É possível continuar menstruando durante a gravidez?

A ginecologista Rosa Neme diz que é muito difícil, mas pode acontecer. Ela explica que, ao engravidar, ocorre a substituição do endométrio (tecido que reveste as paredes do útero) pelo tecido decidual. “O que acontece é que às vezes algumas áreas não sofrem essa decidualização e a mulher fica com o endométrio anterior, não gravídico, e então continua menstruando”.

Quais os riscos de não perceber uma gravidez?

Se a mulher não souber que está grávida, ela acabará deixando de fazer o acompanhamento pré-natal, tão essencial para a sua saúde e a do bebê, período em que ela precisa fazer diversos exames de sangue e imagem, ingerir vitaminas e ter outros cuidados. E ela poderá continuar levando um estilo de vida impróprio para uma grávida – beber, fumar ou usar outras substâncias prejudiciais; praticar exercícios físicos em excesso; não se alimentar ou dormir direito etc.

Para que não aconteça o mesmo com você, MUITA ATENÇÃO para estes sintomas óbvios – e outros nem tantos:

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.