Depressão: Até 2020, será a maior causa de afastamento de pessoas do trabalho

Já considerada a doença do século, a depressão ainda continua sendo estigmatizada por muita gente que não a compreende. Qual a diferença entre tristeza e depressão?

Luiz Higino Polito

Este é um tema recorrente aqui no site, e isso não é por acaso: a depressão é uma enfermidade da mente que está se alastrando cada vez mais, atingindo pessoas de todas as idades, raças e classes sociais.

Só “incentivar” o doente não ajuda muito

Em meu artigo, A depressão vista por dentro, eu escrevi que “em um tempo de tanta intolerância com quase tudo, precisamos nos esforçar para sermos mais tolerantes com os depressivos. Para isso, imaginemos uma situação: Você está com as duas pernas quebradas e com fratura exposta, e as pessoas ficam falando para você: ‘Corre! Você consegue! Deixe de moleza! Esforce-se!’

É assim que se sente a pessoa que tem depressão”.

Como ajudar de verdade

A melhor ajuda para alguém que tem depressão pode ser vista num vídeo da Organização Mundial da Saúde, que está num outro artigo, O que você precisa realmente saber sobre depressão e ansiedade. Este é o vídeo da OMS sobre depressão, que já foi visto por quase 4 milhões de pessoas, só em se tratando de pessoas que leem português:

Até 2020, a depressão será a causa de maior afastamento de pessoas do trabalho

Veja mais uma matéria que mostra explicações sobre o que é a depressão, e que essa enfermidade debilitante será responsável pelo maior número de afastamentos do trabalho dentro de 3 anos.

Advertisement

A depressão tem um componente hereditário que pode aflorar devido a causas traumatizantes, causando essa temida e mal compreendida doença da mente, que já é considerada a “Doença do Século”.

Depressão não é frescura, como muitos acham. É uma doença séria que pode até levar alguém que tenha Depressão Profunda ao suicídio. Todo cuidado é pouco com isso, e quanto mais soubermos sobre suas causas e sintomas, melhor saberemos como agir. O portal R7 escreveu esta matéria recente sobre depressão.

Esperança para os que sofrem

Mesmo neste mundo em que vivemos hoje, com tantas razões para nos preocuparmos com a nossa segurança, nossa saúde e nossa família, podemos aprender a desenvolver o autocontrole e a autoestima necessários para nos curarmos (ou evitarmos ficar doentes) de doenças como ansiedade e depressão. Claro que evitar todas as preocupações é impossível, mas se tais preocupações estão nos paralisando, é hora de procurar um médico especialista, que nos orientará sobre o melhor caminho a tomarmos, e poderá receitar os remédios necessários. Depressão é quando sentimos vontade de sumir, perdemos a alegria de viver, não vemos perspectiva nenhuma de futuro ou não conseguimos fazer mais nada, só querendo mesmo ficarmos sozinhos e deitados.

Acredite: se você está nesta situação, você poderá se curar completamente e voltar a sentir alegria de viver, de fazer as coisas e voltar a enxergar as coisas belas da vida. Tudo nesta vida é passageiro, e com a ajuda correta, com atitude correta e vontade de sarar, você poderá ficar bem de novo. Talvez alguns tenham mais dificuldade do que outros para se curarem totalmente, mas sempre é possível uma grande melhora, se forem seguidos os passos necessários e corretos.

Nunca desista da vida, que é nosso bem mais precioso. Não tenha vergonha de buscar ajuda, se precisar, com médicos especializados. Quase todo mundo precisa, mesmo que seja de vez em quando, fazer análise. Até os próprios psiquiatras fazem análise com outros psiquiatras… Procure toda a ajuda que for necessária, para você ou para alguém que você gosta.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!