Rir faz bem a saúde – Conheça a terapia do humor

A terapia do riso tem sido amplamente estudada e aplicada na prevenção e tratamento de inúmeras doenças. E o melhor disso tudo, é algo animado e de graça!

Renata Finholdt

Com certeza você alguma vez na vida já deu uma deliciosa gargalhada por algum fato engraçado que aconteceu a seu redor. Você consegue se lembrar de como se sentiu depois disso?

Depois que rimos, ou até mesmo gargalhamos, nos sentimos mais leves e animados. Além dessa ótima sensação (que chega até a doer a barriga), nosso organismo libera o hormônio do prazer que colabora e muito com nossa saúde, por esse motivo, a terapia do riso tem sido muito estudada e aplicada para a prevenção e tratamento de inúmeras doenças.

Imagine um tratamento de doenças totalmente gratuito, natural e, convenhamos, bastante animado!

Aprenda a rir de si mesmo

Sabe aquela foto que você aparece com olhos fechados e totalmente estranho? Nada de ficar zangado ou aborrecido com ela, permita-se rir de si mesmo um pouco antes de descartá-la. Todos estão sujeitos a errar de vez em quando, a cometer algumas gafes, saber rir de si mesmo é uma forma de dar a volta por cima de forma animada e feliz. Além do que, é a melhor forma considerando sua saúde, visto que o estresse neste caso passa bem longe.

Quando estiver triste, busque motivos para sorrir

Todos, sem exceção, passamos por momentos difíceis na vida, mas o melhor a fazer nestes casos é buscar auxílio no riso. Terapias do riso têm funcionado no sentido de ajudar pessoas que passam por quadros de tristeza e estresse, já que o riso ajuda no relaxamento muscular e ao menos temporariamente coloca os problemas em segundo plano. Então, nestas horas, busque um filme engraçado ou converse com uma pessoa animada, mas permita-se sorrir.

Advertisement

Rir faz bem à saúde

Quem consegue rir mais tem mais produção de endorfina – hormônio do prazer – que controla a pressão arterial, algo muito importante, além disso os níveis de hormônios responsáveis pelo estresse se mantém em um padrão considerado regular, o que também é muito bom para a estabilidade do organismo. Vários órgãos são favorecidos com a terapia do riso, por este motivo ela tem sido bastante estudada.

Para começar, procure encarar seus problemas e a vida como um todo, como um grande aprendizado. Decida agora mesmo a rir mais e a ajudar a tornar as coisas mais leves. Ria de si mesmo todos os dias quando tiver oportunidade. Esbanje bom humor, seja otimista. Você vai notar como seus dias se tornarão melhores com essa simples mudança de atitude.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.