4 sinais de que seu filho sofre de TDAH e você não fazia ideia

Algumas características podem indicar aos pais sinais do transtorno de déficit de atenção com hiperatividade.

Renata Finholdt

De alguns anos para cá muito se tem ouvido falar sobre o TDAH ou transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, e por este motivo alguns pais têm se preocupado em saber se seus filhos sofrem com este problema.

É importante salientar que nem toda criança que é muito ativa ou tem dificuldade de aprendizado sofre com este transtorno, mas alguns testes podem ser feitos junto de um profissional especializado para identificar o problema.

Trata-se de um transtorno que, normalmente, segue por toda a vida e por este motivo precisa de acompanhamento para amenizar as consequências que possa ter. Segundo estudos, esse transtorno normalmente aparece na fase de desenvolvimento da criança, noventa e cinco por cento dos casos até os doze anos de idade e algumas de suas características são:

1. Dificuldade de concentração

Normalmente essa dificuldade de manter o foco é percebida na escola, na fase em que a criança já precisa se concentrar e prestar atenção ao que é ensinado em sala de aula, no entanto, ela não consegue se concentrar e qualquer distração lhe chama a atenção. É comum que as crianças nesta fase tenham baixo rendimento.

2. Dificuldade em começar e terminar tarefas

Por serem facilmente envolvidas com outras distrações as crianças que sofrem com esse transtorno têm uma maior dificuldade em terminar as tarefas que começaram. Por menor que sejam suas obrigações, tal como recolher os brinquedos espalhados, elas dificilmente chegam ao fim e esse fato acontece de forma frequente.

Advertisement

3. Dificuldade em permanecer sentado por muito tempo

Espera-se que as crianças na escola, por exemplo, permaneçam algum tempo sentadas assistindo a aula, já uma criança com TDAH tem dificuldade em fazer isso. Ela constantemente sente a necessidade de levantar-se e interagir com outros objetos ou pessoas.

4. Dificuldade com brincadeiras mais calmas

Algumas brincadeiras como jogos de tabuleiro, quebra-cabeças ou qualquer outra que envolva menos movimento não chama atenção para uma criança com o transtorno. Normalmente ela se movimenta mais, fala mais e algumas vezes até tem dificuldade de esperar sua vez.

Se você perceber em seu filho estes ou mais sintomas que podem indicar o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade, busque auxílio do pediatra inicialmente para confirmar suas suspeitas e inicie o tratamento para que seu pequeno possa viver de forma sadia. Vale ainda ressaltar que o TDAH não é uma doença, mas precisa de tratamento médico.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.