5 mensagens para ler após a perda de um ente querido

Busque consolo para a perda de um ente querido com o conselho do Papa Francisco e outros líderes religiosos.

Evelise Toporoski

Este é um momento difícil da vida que mais cedo ou mais tarde todas as pessoas vão passar. Nunca alguém está preparado para enfrentar tamanha dor e ausência que a pessoa amada irá deixar.

Mas é bom neste momento buscar palavras de conforto. Seja qual for sua religião, a confiança em Deus e de uma vida após a morte traz consolo e amor. Veja o que alguns líderes religiosos pelo mundo dizem sobre como podemos enfrentar a morte de um ente querido.

1. O amor é mais forte que a morte – Por Papa Francisco

A morte é uma experiência que diz respeito a todas as famílias, sem exceção alguma. Faz parte da vida; no entanto, quando toca os afetos familiares, a morte nunca consegue parecer natural.

Podemos nos consolar uns aos outros, sabendo que o Senhor venceu a morte de uma vez por todas. Os nossos entes queridos não desapareceram na escuridão do nada: a esperança nos assegura que eles estão nas mãos boas e fortes de Deus. O amor é mais forte que a morte. Por isso, o caminho é fazer crescer o amor, tornando-o mais sólido e o amor nos protegerá até o dia em que toda lágrima será enxugada, quando “não haverá mais a morte, nem lamentação, nem dor” (Ap 21:4).

Se nos deixamos apoiar por esta fé, a experiência do luto pode gerar uma solidariedade mais forte dos laços familiares, uma nova abertura à dor das outras famílias, uma nova fraternidade com as famílias que nascem e renascem na esperança.

Advertisement

2. Ele Ressuscitou – Por Thomas S. Monson

Nosso Salvador viveu novamente. O mais glorioso e reconfortante de todos os acontecimentos da história humana tinha acontecido – a vitória sobre a morte. A dor e a agonia do Getsêmani e do Calvário haviam sido apagadas. A salvação da humanidade fora assegurada. A Queda de Adão tinha sido recuperada.

O túmulo vazio na primeira manhã de Páscoa foi a resposta à pergunta de Jó: “Se um homem morrer, ele voltará a viver?” A todos, no som da minha voz, declaro: Se um homem morrer, ele viverá novamente. Sabemos, pois temos a luz da verdade revelada.

3. Lágrimas de saudade fazem bem – Por Chico Xavier

Quando as lágrimas nascem do nosso reconhecimento a Deus pelos benefícios que recebemos, quando as lágrimas refletem a nossa saudade tocada de esperança os nossos amigos desencarnados nos dizem que as lágrimas fazem a eles muito bem porque elas são luzes no caminho daqueles que são lembrados com imenso carinho. Mas quando as nossas lágrimas traduzem revolta de nossa parte diante dos desígnios divinos que nós não podemos de imediato sondar, quando essas lágrimas retratam rebeldia essas lágrimas prejudicam os desencarnados tanto quanto prejudicam os encarnados também.

4. Onde tem tristeza, tem amor – Por Russell M. Nelson

Independentemente da idade, nós choramos por aqueles amados e perdidos. O luto é uma das expressões mais profundas do amor puro. É uma resposta natural em completo acordo com o mandamento divino: “Vós viverás em amor, de tal modo que chorarás pela perda dos que morrem” (D&C 42:45).

Além disso, não podemos apreciar plenamente as reuniões alegres mais tarde, sem separações chorosas agora. A única maneira de tirar a tristeza da morte é tirar o amor da vida.

Advertisement

5. O presente é o presente que o tempo quer te entregar – Por Padre Fabio de Melo

Deixa partir o que não te pertence mais, deixa seguir o que não poderá voltar. Deixa morrer o que a vida já despediu. O que foi já não serve, é passado, e o futuro ainda está do outro lado. O presente é o presente que o tempo quer te entregar.

Toma un momento para compartir ...

Evelise Toporoski

Jornalista com experiência em redação de jornais e revistas. Mãe e esposa compartilhando experiências de vida!