Aprender brincando: como ajudar as crianças a desenvolverem a fala e a escrita

Especialista Sheila Leal ensina como desenvolver a fala e a escrita nas crianças através das brincadeiras simples dos pais.

Roberta Preto

A psicopedagoga e fonoaudióloga, Sheila Leal, criadora do blog Filhos Brilhantes, ressalta que ainda existem pais que acreditam que a escola é a única responsável pelo desenvolvimento da linguagem dos seus filhos. Ela também alertou que os pais precisam conhecer melhor o desenvolvimento infantil e participar mais ativamente da evolução das crianças por meio de brincadeiras.

“Existem algumas brincadeiras e atividades que estimulam as crianças de mais específicas, mas é claro que os pais que brincam de contar histórias, cantam músicas e estimulam os filhos a fazerem coisas novas tendem a ajudar muito no desenvolvimento”, esclarece Sheila.

A especialista Sheila Leal aconselha os pais no desenvolvimento infantil dos filhos, através de algumas etapas:

1. Estimular a falar

Assim que as crianças aprendem a apontar para os objetos, os bebês começam a pedir pelas coisas.

“Gradativamente, quando perceber que ele começou a falar, estimule-o a fazer isso antes de realmente dar o que ele quer, seja o brinquedo ou a mamadeira.”

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2. Incentivar os sons

Nos primeiros 12 meses os pais precisam garantir ao bebê a noção do próprio corpo e da fala, sendo importante fazer festa sempre que ele emitir sons.

O período de 1 a 2 anos vai dar à criança a capacidade de emitir sons mais específicos e simples, como “ta”, “da”, “ca” e “ba”, sendo que ao final deste período os sons de “s”, “v” e o anasalado do “nh” também começam a ser ditos.

3. Formação das palavras

A criança dos 2 aos 3 anos começa a emitir os sons de “ti”, “di” e “ch”, e dos 3 aos 4 anos a criança passa a emitir os sons de “rr”, “lh”, além de começarem a falar pequenas frases, mesmo que com imprecisões nas flexões verbais.

“Somente aos 5 anos que a criança começa a falar palavras de forma mais parecida com os adultos.”

A criança precisa desenvolver dos 5 aos 8 anos o domínio dos encontros consonantais, falando siglas como “pra” e “tra”, também precisam realizar conjuntos de três comandos, como “vá até o quarto, abra a caixa e pegue o brinquedo verde.”

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“É nesta fase que eles começam a se apropriar do papel e do lápis para fazer a lição de casa, e também começam a resolver problemas, então é preocupante se eles começarem a chorar diante de toda dificuldade.”

4. Brincadeiras

Algumas crianças não encontram dificuldades no desenvolvimento da linguagem, no entanto, isso não é motivo para os pais “descansarem”. Os pais podem criar e fazer algumas brincadeiras que possibilitem à criança a se apropriar da escrita e dos significados das palavras.

“Brinque de falar palavras que começam com Ma, Ca, ou Ba, por exemplo, e veja se seu filho se lembra das palavras que já conhece, mesmo que seja só para escrever a letra inicial do produto, ou algumas palavras com erros, o mais importante é que a criança tente.”

Tipos de brincadeiras

Brincadeiras de adivinhação, contar histórias e rimar.

“Descreva um animal e peça para a criança adivinhar e depois peça para que ela faça o mesmo. Comece contando historinhas e peça para a criança continuar, e procure encontrar palavras que formem rimas como nas poesias.”

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O mais importante é que os pais participem de forma natural da diversão dos pequenos, evitando o excesso de brinquedos eletrônicos.

Sheila Leal alerta aos pais que no caso da criança que apresente dificuldades, não existem regras e nem receitas.

“Cada caso é um caso, e por isso é importante questionar sobre o comportamento e aprendizado da criança na escola, e ainda procurar pela ajuda de um profissional capacitado da psicologia ou fonoaudiologia.

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Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.