8 sinais de que sua esposa está brava com você, mas não quer falar

Se ela está se comportando dessa maneira, então está mesmo brava com você. Veja o que fazer para resolver o problema.

Erika Strassburger

Muitas mulheres esperam que seus maridos percebam, sem que elas tenham que lhes dizer, que estão chateadas ou irritadas com eles por algo que fizeram ou disseram.

Para saber se sua mulher está chateada com você, verifique se ela está apresentando os seguintes comportamentos:

1. Ela evita contato visual

2. Quando você está por perto, ela fecha a cara e fica com um “tique nervoso” (balança o pé sem parar ou bate a ponta dos dedos sobre a mesa)

3. Dá resposta “curta e grossa” (“Sim!”, “Não!”, sem mais explicações) ou evasivas (“Você que sabe!”, “Tanto faz!”)

4. Usa de sarcasmo

5. Não retorna as suas ligações nem responde as suas mensagens com a rapidez habitual

6. À noite, na cama, ela vira para o lado e dorme sem muita aproximação

7. Ela mal (ou não) de despede antes de sair para trabalhar (ou antes de você sair para o trabalho)

8. Em casos extremos, ela corta qualquer comunicação

Para uma mulher agir dessa forma, algo bem grave (do ponto de vista dela) deve ter acontecido, afinal, as mulheres adoram uma D.R.. Então, é hora de fazer uma retrospectiva para tentar identificar em qual momento do dia ou da semana, você deu uma mancada. Ou, talvez, você tenha consciência de que pisou na bola, mas finge que nada aconteceu. Isso só piora as coisas.

Às vezes (para dizer a verdade, quase sempre) as mulheres se esquecem de que os caras não percebem as coisas com a mesma facilidade que elas percebem, e acabam “dando um gelo” como meio de fazê-los entender como elas se sentem.

Como resolver o problema

Sabemos que essas atitudes estão longe de ser maneiras maduras ou saudáveis de lidar com os problemas no relacionamento. Para resolver qualquer impasse, é fundamental usar uma ferramenta básica e antiga chamada DIÁLOGO.

Advertisement

Charles e Elizabeth Schmitz, doutores e especialistas em relacionamento, deram vários conselhos importantes para tornar a comunicação no casamento realmente eficaz. Isto é, que leve à solução do problema e ao fortalecimento do casamento. Abaixo estão alguns deles:

  • Preparem um ambiente tranquilo para conversarem, longe das crianças, com TV, PC e celular desligados. Eliminem qualquer meio de distração, para que possam se concentrar na conversa.

  • Falem um de cada vez, em um tom de voz normal, sem gritarias. Evitem xingar, acusar, ofender, depreciar.

  • Iniciem a conversa com o objetivo de resolver o problema, senão vocês vão passar a noite inteira discutindo sem sair do lugar.

  • Coloquem “as cartas na mesa”, ou seja, exponham não apenas os problemas, mas também suas fraquezas e digam o que podem fazer, individualmente, para melhorar como marido ou mulher. Firmem um compromisso, assumam a responsabilidade de mudar ou melhorar.

    Advertisement
  • Criem um ambiente seguro para expressar seus sentimentos de forma aberta e honesta. E não um em que tenham que “pisar em ovos” temendo se ofenderem mutuamente.

  • Aceitem o ponto de vista um do outro. Respeitem sua liberdade de pensar de forma diferente, sem ficar na defensiva ou discutindo desnecessariamente.

  • Não desvalorizem a opinião um do outro, fazendo críticas como “Que coisa estúpida você está dizendo!” ou “Que idiotice é essa?”. Isso causa mágoa e bloqueia a comunicação.

  • Olhem nos olhos um do outro enquanto conversam. Segurem as mãos um do outro (Por que não?). E, principalmente, ouçam de verdade um ao outro, sem ficar desviando sua atenção, e sem ficar mentalmente elaborando uma resposta. Ouça para entender, não para revidar.

“Os casais de sucesso que temos entrevistado ao longo dos anos relatam-nos que nunca se sentiram invalidados pelo seu cônjuge, que sempre sentiram que seus argumentos foram ouvidos e que suas opiniões sempre importavam”, disseram os doutores.

Advertisement

Para mais dicas para melhorar seu casamento

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.