4 elogios que o seu marido NÃO quer ouvir de você

Com a melhor das intenções, as esposas, às vezes, fazem elogios que deixam os homens tristes.

Luiz Higino Polito

Elogio nunca é demais, certo? Nem sempre! Quando feito de forma errada, o elogio pode prejudicar a pessoa elogiada em vez de incentivá-la. É a conclusão de um estudo feito com 400 alunos de uma escola, da cidade de Nova York, que foram pesquisados pela psicóloga americana Carol Dweck, da Universidade Stanford. No livro “Mindset: The New Psychology of Success” (Atitude Mental: A Nova Psicologia do Sucesso), de 2006, ela conclui que “…o elogio deve ser dirigido para o processo, e não para o resultado”, e “Sempre para as ações, nunca para a pessoa.”

Elogios nos relacionamentos

Alguns elogios que as mulheres fazem para seus companheiros, sejam elogios a respeito deles ou sobre alguma coisa relacionada a eles, podem magoá-los.

Se a mulher ama mesmo o seu parceiro e não quer magoá-lo com certos “elogios” duvidosos, aqui vão, então:

4 elogios que seu marido não quer ouvir de você

1. Elogiar os amigos dele

A mulher pode, com boa intenção, fazer um elogio do tipo: “Gostei muito do seu amigo Carlos, ele é muito atencioso e gentil”, após uma festinha com amigos, ou alguma outra reunião social. Dificilmente o marido deixará de sentir uma “ferroada” no seu coração, embora possa até não dizer nada. E se elogiar a beleza e os músculos do amigo do marido, então? “Nossa, que forte e bonito é seu amigo!”. Aí já é querer humilhar demais o pobre coitado e deixar o marido lá no chão mesmo…

2. Elogiar a mãe dele

Dizer para ele: “Sua mãe estava um doce hoje!”, pode magoar o marido, principalmente se você não é muito chegada à sua sogra. Seu marido pode até achar que sua tentativa de elogiar é, na verdade, uma crítica, feita com sarcasmo. Melhor não tentar elogiar muito a sogra, a não ser que ela seja alguém como a Madre Tereza de Calcutá. Existem sogras boas, mas na visão das noras, difícil uma sogra ser realmente um doce de coco…

Advertisement

3. Elogiar a delicadeza do marido

A palavra “delicado”, para os homens, tem um significado que mexe com sua mente primitiva. Dizer para o marido que ele foi muito delicado ao abordar determinada situação pode deixá-lo muito chateado. Melhor dizer que ele abordou a situação com “inteligência”, ou com “muita habilidade”. Isso poderá evitar que ele fale muitas coisas “indelicadas” a você depois de chamá-lo de delicado…

4. Elogiar sua performance sem ser verdade

Pior do que os “elogios” anteriores é elogiar o desempenho do marido no sexo quando ambos sabem que ele foi um desastre naquela ocasião. Se tem uma coisa que mexe com o homem lá no seu âmago é ele falhar naquela hora decisiva. Acontece com todos, eventualmente, mas isso deixa o homem muito abalado. E um falso elogio feito pela parceira, depois dele falhar, só vai piorar as coisas. O que é melhor a mulher fazer, então, numa hora dessas? Dizer que isso “acontece com todo mundo”? Pior ainda, pois como ela pode saber disso? Quantas experiências desse tipo ela teve com outros homens? Melhor é dizer para ele não esquentar demais a cabeça com isso, e que para a mulher, uma falhada eventual do companheiro não significa nada. Mesmo porque, neste quesito, a grande maioria das mulheres já deve ter “falhado” muitas vezes com o marido, só que o marido não percebeu…

Aqui, portanto, estão alguns “elogios” que é melhor que sejam evitados, pela esposa, em relação ao marido. Elogiar corretamente, porém, é fundamental para que um relacionamento seja prazeroso e construtivo.

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!