6 sinais de que você e sua família precisam de uma “dieta” de Facebook

O vício nas redes sociais pode ser tão comprometedor quanto qualquer outro vício, portanto, se perceber que você ou algum familiar passa muito tempo interagindo nas redes, mude sua rotina agora mesmo.

Renata Finholdt

De alguns anos para cá, as redes sociais tomaram conta da internet. Através delas é possível reencontrar amigos distantes, conversar com quem você há tempos não tinha contato, participar da vida de amigos interagindo com suas postagens, ler artigos interessantes e tantas outras atividades.

Porém, é preciso delimitar a quantidade de tempo que vai se gastar em redes sociais, porque o mundo continua girando lá fora, a vida passando e as responsabilidades e afazeres nos esperando.

Alguns sinais indicam quando você está gastando tempo demais acessando as redes. E quando isso acontece, o melhor a fazer é se convencer de que realmente é melhor rever seus conceitos e reinventar a maneira de usar toda essa tecnologia.

1. Você não consegue passar muito tempo off-line

Qualquer espaço de tempo serve para que você busque acessar seu Facebook e observar por horas as novas postagens, sem se preocupar com suas responsabilidades fora dele.

2. Você interage mais com seus amigos virtuais do que com os amigos que estão a sua volta

Vocês podem até mesmo estarem juntos em um mesmo ambiente, mas ainda assim seu assunto é com quem está atrás daquela pequena telinha do celular, deixando de lado todos que estão presentes à sua volta.

Advertisement

Isso pode acontecer também em família, quando todos estão em casa, mas cada um com seu eletrônico, acessando sua rede social e interagindo com as pessoas por ali.

3. Usa o aplicativo mesmo sem necessidade

Você percebe que seu tempo nas redes sociais está além do que deveria quando prefere se comunicar com alguém que está no mesmo ambiente que você usando as mensagens do aplicativo ao invés de conversarem normalmente.

4. Não sai de casa se não tiver sinal de wi-fi

Se de antemão souber que o local que está indo não tem sinal de internet o passeio perde o brilho para você, afinal ficar longe das redes sociais neste período não vai lhe trazer felicidade alguma.

5. Acorda no meio da noite

Ao primeiro sinal de chegada de uma nova notificação em seu Facebook você acorda para observar qual é a novidade e quem está lhe chamando. E ao acordar pela manhã a primeira coisa que faz, ainda sem levantar da cama, é dar uma olhadinha em seu Facebook.

6. Compartilha tudo de sua vida

Fotos nas mais variadas poses e locais, posts de como está se sentindo diariamente, histórias sobre sua vida pessoal ou algum acontecimento não podem ficar de fora de sua rede social? É melhor repensar, porque você está se tornando viciado em rede social.

Advertisement

Assim como outros vícios, o vício nas redes sociais também é prejudicial à saúde mental e física. Se você perceber que está passando tempo demais conectado, tente modificar sua rotina e não deixe se tornar dependente do aplicativo.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.