Isso é o que acontece com seu corpo quando você para de comer açúcar por um mês

Quando você souber, você vai deixar de comer açúcar por um tempo.

Fernanda Gonzales Casafús

Sabe-se que o açúcar refinado é um componente muito utilizado em uma grande quantidade de alimentos e é uma das substâncias mais consumidas pelo mundo. Sempre se ouve falar muito sobre os seus efeitos negativos no corpo, mas para muitas pessoas é muito difícil deixar de consumir açúcar. Quando você souber o que acontece com o seu corpo quando você deixa de comer açúcar por um tempo, você irá pensar duas vezes antes de comer aquele bolo.

O corpo humano precisa de açúcar como uma forma de energia, mas o açúcar que beneficia o corpo é o que está em alimentos naturais, como as frutas. O açúcar refinado, que é usado em grande quantidade em produtos de panificação, sobremesas e refrigerantes é um tipo de açúcar processado que tem grande quantidade de químicos que afetam negativamente o nosso corpo a curto e longo prazo. Embora seja difícil eliminar completamente o açúcar da nossa dieta diária, é benéfico moderar o seu consumo e escolher outras opções mais saudáveis.

O açúcar branco refinado é um alimento que não nutre, já que fornece calorias vazias, ou seja, é assimilado muito rapidamente e passam para a corrente sanguínea em forma de glicose, que pode gerar diabetes se houver um alto nível de consumo. É por isso que quando comemos açúcar ou algo doce nos sentimos quase instantaneamente revigorados, porém, logo ocorre a “queda” de açúcar e começamos a nos sentir cansados ou sem vontade de fazer nada. É então que procuramos novamente comer algo doce. Assim o círculo vicioso continua e você percebe que não conseguiu parar de comer doces o dia todo. Se você tentar reduzir drasticamente por um ou dois dias a ingestão de alimentos muito doces e processados, você verá que já não terá mais essa sensação de “querer algum doce” o tempo todo ou depois das refeições. Quando você reduz o consumo de açúcar refinado em sua dieta, você alcança benefícios significativos para a sua saúde, os quais você irá ver refletidos em poucos dias.

Você se sente energizado

Embora, paradoxalmente, o açúcar ofereça energia instantaneamente, o consumo diário em excesso desta substância provoca uma falha nos níveis de insulina na corrente sanguínea, o que causa a “queda” de energia logo após o pico, conhecido como choque hipoglicêmico. Quando você para de comer açúcar refinado e escolhe opções saudáveis, sua energia irá manter-se em um mesmo nível e você notará também que irá sentir-se menos suscetível a mudanças de humor.

Você estará cuidando do seu fígado

A frutose e a glicose em excesso podem produzir um efeito tóxico no fígado, semelhante ao efeito produzido pelo consumo excessivo de álcool. Talvez logo após um fim de semana de grandes banquetes você sinta uma “pancada no fígado”. Os especialistas recomendam uma limpeza desintoxicante para cuidar de sua função hepática e desintoxicar o corpo. Quando você começa a parar de consumir açúcar você está no caminho certo.

Advertisement

Sua pele fica radiante

Quando você elimina ou suprime o açúcar em sua dieta sua pele começa a ter uma aparência melhor, já que o excesso de açúcar interfere na produção de elastina e colágeno. Portanto, se você quiser ter uma pele radiante e fresca, elimine o açúcar para não provocar o envelhecimento prematuro da pele.

Melhorias em seu sistema digestivo

Quando você elimina o açúcar de suas refeições, você está ajudando seu corpo a realizar uma digestão mais lenta e natural, e você o ajuda a processar todos os alimentos adequadamente. Além disso, quando você remove açúcares você também está eliminando provavelmente carboidratos, o que tornará seu peso mais equilibrado e você se sentirá mais saudável.

Uma boca mais saudável

Apesar de escovar os dentes após cada refeição, a realidade é que as cáries se formam muito rapidamente e são grandes amigas dos açúcares. Quando você reduz o açúcar, você está reduzindo também as possibilidades de ter problemas dentários.

Agora que você sabe os grandes benefícios para a saúde que a redução do consumo de açúcar traz, tente reduzir a ingestão dessas calorias vazias e dê um choque de energia para o seu corpo. Se ainda assim for muito difícil, reduza o consumo aos poucos e tente não ter no armário ou geladeira nenhuma opção tentadora.

Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Esto le sucede a tu cuerpo cuando dejas de comer azúcar por un mes.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Fernanda Gonzales Casafús

Fernanda Gonzalez Casafús é argentina, mãe e formada em jornalismo. Ama os animais, daçar, ler e a vida em família. Escrever sobre a família e a maternidade se tornou sua paixão.