O que você precisa saber sobre a infertilidade secundária

A infertilidade secundária é um problema que rouba a paz e os sonhos de muitos casais, mas é possível tratá-la.

Roberta Preto

Há muitos casais tentando ter filhos. Alguns, por mais que se esforcem, não alcançam esse desejo. E há aqueles que não buscam ajuda de um profissional especializado. Apesar da infertilidade invadir muitos lares, ela pode sim ser tratada e muitos casais podem se tornar pai e mãe, basta não desistir e seguir as recomendações médicas.

Em novembro de 2016, passei por exames médicos e descobri que estou com Endometriose, agora estou fazendo tratamento. O médico que me atendeu perguntou se eu já tinha filhos e se desejava ter mais de imediato. Eu respondi que já tinha um filho e que como não sou casada não pretendia ter outros filhos, até que me casasse.

Então, o médico alertou-me que eu precisaria ser correta no tratamento porque eu provavelmente não poderia ter filhos até que estivesse curada. Até aquele momento, eu não me importava, mas, após refletir por um tempo, sabia que tanto minha saúde quanto meu desejo de ser mãe futuramente precisava de meu comprometimento de fazer o tratamento da forma certa.

De acordo com os sites Revista Crescer e Baby Center, a infertilidade secundária ocorre quando um casal deseja ter mais filhos, sendo eles pais de um ou mais filhos. Essa é uma situação que assusta muitos casais e é também um problema que afeta muitas famílias.

O ginecologista precisa ser consultado uma vez por ano, no mínimo! Quando se tem 35 anos e esteja passando por problemas de saúde, ou irregularidades no ciclo menstrual, deve buscar o médico, principalmente se você deseja ter outro filho.

Advertisement

Para se realizar o tratamento para fertilidade secundária são necessários os mesmos exames requisitados no tratamento da primária, através de ultrassons e raios-x com os resultados pode-se fazer tratamento sempre com o acompanhamento de um profissional especializado.

Conheça os fatores femininos e masculinos que provocam a infertilidade secundária em muitos casais. São eles:

Fatores femininos

As causas no setor feminino são quando a mulher tem problema de ovulação, alterações no útero, endometriose, inflamação no ovário, menopausa precoce, inflamação nas trompas, mas, se houver problema de má formação uterina, isso pode ser diagnosticado e tratado na primeira gestação com o auxílio de médicos especializados.

Fatores masculinos

As causas no setor masculino são varicocele (varizes nos testículos), ausência de espermatozoide no sêmen (azoospermia) ou no transporte do espermatozoide, problemas de ejaculação, problemas de motilidade e morfologia.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.