5 sinais que indicam que você é uma pessoa mentalmente madura

Não é porque nos tornamos adultos que automaticamente nos tornamos pessoas amadurecidas. Vemos ao nosso redor diariamente pessoas que parecem crianças em corpos de adultos.

Stael Ferreira Pedrosa

Não é porque nos tornamos adultos que automaticamente nos tornamos pessoas amadurecidas. Vemos ao nosso redor diariamente pessoas que parecem crianças em corpos de adultos: não assumem responsabilidades, não controlam a si mesmas, são incapazes de assumir compromissos e são muito egoístas. Além disso, parecem não saber como tomar as rédeas da própria vida e se tornam dependentes financeira e emocionalmente de pais e outros e nunca aceitam decepções e expectativas não atendidas.

Por que é importante “amadurecer”?

O termo “amadurecimento” faz referência a um vegetal quando este se encontra na plenitude das suas funções biológicas tanto para reprodução quanto para servir de alimento. Afinal, é na maturidade que o fruto está pronto para ser utilizado, assimilado e para nutrir.

O mesmo se dá com o ser humano. Quando este amadurece, significa que está no ápice de suas capacidades, habilidades de relacionamentos interpessoais e profissionais. É esperado que o adulto – não crianças e adolescentes – alcance esse nível, porém, nem sempre a idade física é acompanhada de amadurecimento emocional.

A maturidade emocional nos possibilita sermos mais felizes com nossas próprias vidas e nossos relacionamentos. Ela nos traz qualidades que viabilizam a autossuficiência, a autogestão e a ter melhores e mais significativas interações. Além disso, nos capacita profissionalmente, aumenta as chances de receber oportunidades ou promoções, ao contrário da pessoa imatura que não está apta a assumir responsabilidades. A imaturidade emocional basicamente coloca alguém em uma posição onde ele terá interações limitadas e algumas vezes superficiais no mundo.

Esta deve ser uma meta para todos e uma avaliação cotidiana de nosso modo de vida. Portanto, se você quer saber se você é uma pessoa amadurecida, aqui estão 5 sinais seguros de que sim, você tem maturidade emocional.

Advertisement

1. Você é paciente

A impaciência é típica das crianças e dos jovens. Querem tudo agora e se irritam quando têm que esperar por algo. As pessoas amadurecidas não sofrem de tal imediatismo. Não pensam que todos seus desejos devem ser atendidos e nem se tornam escravos da autogratificação. Têm autocontrole e sabem esperar para realizar um desejo ou sonho.

2. Sabe lidar bem com mudanças

Nada na vida é permanente. Tudo muda. Um dos motivos de insatisfação por parte do ser humano é ter que lidar com mudanças. Embora seja chato, por vezes difícil, a pessoa amadurecida aceita as mudanças necessárias e se ajusta a elas.

3. Respeita o ponto de vista e escolha dos outros

A pessoa imatura acha que sempre sabe e faz o que é certo e se alguém não faz ou pensa como ela, então está errado. A pessoa amadurecida consegue perceber a diversidade humana e embora não concorde com atitudes ou modo de pensar do outro, respeitará sua liberdade de pensamento e ação. O ser amadurecido aceita as pessoas como são e não tenta moldá-las à sua maneira, o que leva a pessoa a não desenvolver nem alimentar preconceitos e julgamentos e muito menos se intrometer na vida alheia.

4. Você se doa aos outros

Você não pensa em apenas ganhar. Não mergulha na lei de levar vantagem em tudo. Não pensa em usar situações e pessoas para conseguir o que quer. Você acredita em devolver favores a outros. Você se sente feliz em fazer coisas boas para seus entes queridos e outros. Você está disposto a dar de si, ou postergar seus desejos e gratificações pessoais para ajudar alguém a conseguir algo.

5. Você é independente

Você pode tomar suas próprias decisões e assumir a responsabilidade por suas ações enquanto lida com compromissos. Não existem zonas de conforto em sua vida e você não tem medo de ser independente nem se sente perdido quando precisa fazer algo por conta própria. Você é resistente e resiliente. Quando os tempos ficam difíceis, você aprende a ajustar e lidar com essas dificuldades tirando forças de si mesmo. Quando há perdas, junta forças para seguir em frente, ajustar e tentar lidar com a situação. Sem autopiedade e sem se vitimizar.

Advertisement

Estas são apenas algumas das características de uma pessoa amadurecida, claro que existem mais, mas certamente as características acima são as mais determinantes quando se conceitua um adulto na plenitude de sua madureza emocional.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.