Médicos explicam 4 formas de tratar cicatriz de espinha no rosto

Tratamentos para cicatrizes que as temidas espinhas eventualmente nos deixam.

Fernanda Britto Teixeira de Borba

Algumas pessoas tiveram somente na adolescência, outras continuam tendo na vida adulta, e, outras, pouco tiveram. As temidas espinhas gostam de nos assombrar, não é mesmo? Particularmente, elas me assombraram muito durante minha adolescência. Elas não desapareceram completamente, ainda surgem uma ou outra. Mas o problema maior são as marcas que eventualmente elas deixam em nossa pele. Aí surge aquele arrependimento: “Por que eu espremi aqueles lindos e atraentes pontinhos brancos?”

A boa notícia é que especialistas afirmam que as cicatrizes têm tratamento, mas que isso depende do estágio da cicatriz. Eis aqui, quatro procedimentos que tratam cicatrizes de acnes.

1. Preenchimento cutâneo

O preenchimento cutâneo é uma técnica que basicamente preenche as cicatrizes com afundamento. Além de ser muito usada para o tratamento de cicatrizes de acnes, também é usada para o preenchimento e correção de rugas.

Existem vários produtos que podem ser utilizados para realizar o preenchimento cutâneo, a médica Érica de Oliveira Monteiro declara: “(…)o que merece maior destaque é o ácido hialurônico, devido ao perfil de segurança, eficácia, versatilidade, facilidade de armazenamento e de uso, satisfação e gratificação dos resultados tanto para o médico quanto para o paciente.” A duração do preenchimento varia de seis a doze meses.

2. Peeling químico

O peelingquímico é um tratamento que estimula a produção de colágeno, que é essencial para a renovação da pele. É ideal para pacientes com manchas mais superficiais, pois o procedimento tem como função renovar as células do rosto, retirando a camada de pele morta que está manchada. A dermatologista Valéria Campos, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que qualquer pessoa pode fazer peelings, mas sempre com a intensidade adequada. Além de tratar cicatrizes superficiais de espinhas, o peelingquímico também ameniza rugas.

Advertisement

3. Radiofrequência microagulhada (Eletroderme)

Ideal para cicatrizes atróficas – que deixam um afundamento e afinamento na pele -, este tipo de procedimento provoca o estímulo da regeneração celular. O dermatologista Abdo Salomão, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica: “As agulhas do Eletroderme ultrapassam a epiderme, emitindo ondas eletromagnéticas apenas nas camadas mais profundas da pele, preservando a superfície. Isso faz com que a temperatura da derme chegue até a 70°C, estimulando a produção de colágeno e refazendo as fibras rompidas.”

4. Dermoabrasão

A cirurgiã plástica, Tatiana Caloi, explica que a dermoabrasão de cicatrizes de acne é indicada para pacientes com cicatrizes extensas e profundas na face, e que estejam dispostos a um procedimento mais radical, porém com melhores resultados que os peelings, lasere abrasões superficiais.

Ela ainda explica que o procedimento trata-se da abrasão profunda da pele com lixas especiais e um aparelho chamado dermoabrasador. É realizado em um centro cirúrgico sob anestesia local e sedação.

Embora existam tratamentos, é sempre melhor prevenir do que remediar. Se você possui espinhas, se esforce, mantenha o foco e não esprema! É difícil, eu sei, mas é recompensador. Lave sempre seu rosto com água fria, muitas vezes ao dia. Este hábito suaviza a oleosidade da pele, e consequentemente as espinhas diminuirão com o tempo. Use produtos específicos para acnes, como hidratantes, sabonetes, loções adstringentes, etc.

Se seu caso é extremo, procure um dermatologista, ele saberá orientar qual o tratamento ideal para você.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Fernanda Britto Teixeira de Borba

Fernanda de Borba é estudante de Administração de Empresas, recém-casada, apaixonada por observar, calcular e escrever.