4 erros comuns dos cônjuges em crise que você pode evitar

Se existe uma crise é preciso encontrar formas de não agravá-la ainda mais. Nisso pode estar a solução que você procura para salvar o seu casamento.

Suely Buriasco

A falta de paciência tem se alastrado no mundo moderno e os relacionamentos, infelizmente, sofrem muito com isso. Não é exagero afirmar que um dos motivos mais comuns do sofrimento humano está ligado aos problemas de relacionamento, no entanto, as pessoas nem sempre dão a essa questão a importância merecida. Muitos cônjuges se acomodam em situações desagradáveis e procrastinam o enfrentamento da realidade. Assim, a crise se instaura, muitas vezes, de forma letal para o relacionamento.

Mas, como saber se o casamento está em crise? Esta psicóloga responde: “Quando as conversas (mesmo as mais simples) estão terminando em brigas, ou somente um dos parceiros se impõe na tomada de decisões relativas ao casal pode ser sinal de que a relação está sendo unilateral, provocando ressentimentos, raiva, e outros sentimentos negativos em um dos companheiros”.

O maior problema é que não enfrentando a situação de forma a encontrar soluções ou possíveis acordos, os cônjuges, insatisfeitos, acabam agravando ainda mais a crise. Se isso tem acontecido com vocês, observe alguns erros comuns que podem ser evitados em favor de harmonizar o seu casamento:

1. Insistir no mesmo argumento

Se você está em um buraco, tudo o que não precisa fazer é continuar cavando. Se o que você tem feito não tem dado resultado, qual a razão para insistir nisso? Você fala, não adianta, então você grita a mesma coisa… Não vai funcionar. Sob pressão tendemos a repetir ações fracassadas, você precisa barrar isso o quanto antes. Melhore os seus argumentos, busque formas diferentes de lidar com o que está acontecendo.

2. Entrar em guerra de egos

Seu parceiro faz algo que você não gosta e você revida. Disputar quem pode magoar mais é alimentar um círculo vicioso que, em algum momento, vai provocar uma ruptura fatal. Você já assistiu “A Guerra dos Roses“? Eu gosto de indicar esse filme porque é preciso perceber o quanto o ego pode nos colocar em situações vexatórias e de grande sofrimento.

Advertisement

3. Agir com inflexibilidade

Se não buscamos compreender as coisas pela perspectiva do outro nos tornamos inflexíveis e teimosos. Simplesmente nos fechamos para qualquer tipo de entendimento. Diante de uma crise o mais sensato é “calçar o sapato do outro”, ou seja, procurar entender o que move o parceiro, quais suas razões, seus medos, seu ponto de vista. A empatia é fundamental para os relacionamentos saudáveis e duradouros.

4. Justificar os próprios erros

Não basta reconhecer a sua responsabilidade no conflito; é preciso pedir desculpas claramente e não recair na ação. Veja bem, não se trata de justificar os comportamentos pelos quais você se arrepende e sim de, realmente, pedir perdão por eles. Então não considere que as ações do seu cônjuge justificam os seus erros. Vale lembrar que se trata de um pedido de desculpas e não de novas cobranças.

Um casamento em crise é uma bomba que pode detonar a qualquer momento, por isso todo comportamento deve ser repensado e novas estratégias devem ser aplicadas. Você não vai resolver essa situação enquanto notar o comportamento do outro, mas, se você olhar para si mesmo, avaliando o que é, realmente, prioridade em sua vida, a mudança começará a acontecer.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.