Evite ter estas 4 coisas no quarto para ter um sono melhor

Existem muitas coisas que atrapalham o sono e algumas estão dentro do quarto. Descubra 4 delas.

Michele Coronetti

Uma boa noite de sono é excelente para o dia seguinte e para a saúde em geral. A pessoa acorda disposta, mais bela e com mais energia e disposição. Segundo este artigo, estes são os principais benefícios para quem se preocupa com a hora de dormir:

  1. O sistema imunológico é fortalecido

  2. Ajuda a manter a boa forma

  3. A tolerância à dor é aumentada

  4. O humor é melhorado

    Advertisement
  5. Os relacionamentos afetivos são beneficiados

  6. Ajuda a prevenir o ganho de quilos extras

  7. O coração fica mais saudável

  8. A concentração no trabalho, estudo ou mesmo ao dirigir é muito melhor

E para que o sono seja reparador e saudável uma atenção especial pode ser dada ao que NÃO manter no quarto a fim de que esses benefícios sejam realmente adquiridos. Em especial, estas 4 coisas devem ser retiradas do ambiente do sono:

Advertisement

1. Aparelhos eletrônicos

Estes indispensáveis aparelhos geram campos eletromagnéticos que interferem no sono e consequentemente na saúde. São invisíveis e seus efeitos ainda estão sendo estudados, pois é algo relativamente novo para a ciência. Causam insônia, ansiedade e irritabilidade. Para uma noite de sono mais agradável o melhor é retirar os computadores, notebooks e celulares do quarto bem como televisores. Desligar a função wifi deles, mesmo que estejam em outro ambiente também ajuda no sono, para que as ondas magnéticas do wifi dos vizinhos não passem pelo quarto em direção ao celular que está na sala. Passar por muito tempo exposto a estes campos elétricos e magnéticos (tomadas de energia elétrica também afetam) durante o dia já é suficiente para alterar a saúde. Poder estar livre deles à noite ajuda a equilibrar o organismo e repor boas energias.

2. Luz acesa

Para não suprimir a melatonina do organismo humano, o melhor é dormir com todas as luzes apagadas. Se fosse possível, as da rua também. Como isto não é, uma cortina do tipo blackoutpode resolver o problema. Responsável por regular o ciclo de sono-vigia, a melatonina é gravemente afetada com luzes, enviando mensagens ao cérebro de que não é hora de dormir. E o resultado acaba sendo noites maldormidas e cansaço físico e mental. Recentemente estudos comprovaram que a luz direta de monitores como notebooks e celulares afetam diretamente o sono. Mesmo as pequenas luzes vermelhas stand-by ou azuis em LED dos aparelhos e carregadores influenciam na supressão da melatonina. O melhor é retirar todos do ambiente.

3. Desorganização

Aquela bagunça básica, roupas jogadas, bolsas largadas, sapatos perdidos e outras coisas espalhadas não ajudam na hora de dormir. A pessoa compromete seu descanso, acorda cansada e permanece estressada durante o dia. Segundo estudos na Universidade de São Paulo este fator é responsável por 60% dos distúrbios do sono.

4. Tapetes

Eles são agradáveis e bonitos, mas acumulam muitos ácaros e poeira. Retirar do quarto ou nem ter tornará a noite mais agradável. Especialmente para os alérgicos. Caso não seja possível manter os cuidados com o apetrecho, ele pode influenciar muito negativamente no descanso e prejudicar a saúde. Outros elementos acumuladores como mantas, cobertores, cortinas, almofadas e travesseiros a mais também necessitam de cuidados para não preencher com excesso de poeira e ácaros o ambiente do sono.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.