Marca de anticoncepcional é tão perigosa que Anvisa proíbe venda em todo país

Produto foi classificado como risco máximo! Veja os alertas e o mal que ele pode fazer.

Rachel D.C.

Suspensão e riscos

A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu permanentemente a venda do anticoncepcional Essure, da empresa Commed Produtos Hospitalares Ltda., fabricado pelo grupo Bayer.

“O sistema contraceptivo é classificado com risco máximo. Pode provocar alterações no sangramento menstrual, gravidez indesejada, dor crônica, perfuração e migração do dispositivo, alergia e sensibilidade ou reações do tipo imune e, por isso, foi classificado como de risco máximo,” segundo relatório da Anvisa.

“Foi determinada a suspensão da importação, da distribuição e comercialização, do uso e da divulgação do produto em todo o território nacional.”

No próprio site do Essure há um alerta avisando que algumas mulheres que usaram o anticoncepcional relataram perfuração no útero ou trompas, dor persistente, reações alérgicas ou de hipersensibilidade.

Como o produto funciona

Segundo site, Essure é um anticoncepcional permanente. Ele cria uma barreira natural que não permite que os espermatozoides cheguem aos óvulos, evitando a gravidez.

Advertisement

O produto é como uma mola, composta de materiais que incluem fibras de poliéster, níquel e titânio. Ele não adiciona hormônios, por isso não muda o ciclo menstrual nem os hormônios da mulher.

Resposta da empresa

A Revista Exame contatou a assessoria de imprensa da Commed, e essa foi a resposta da empresa:

“A Comercial Commed, distribuidora exclusiva no Brasil de Essure®, dispositivo intrauterino de anticoncepção permanente, foi surpreendida ontem (20) pela decisão da Anvisa de suspender a comercialização do produto no país.

A empresa está apurando junto às autoridades os motivos que levaram à suspensão do produto, produzido mundialmente pela Bayer.

A Commed reitera seu comprometimento com a ética e responsabilidade social, colocando-se à disposição para fornecer informações a respeito da eficácia e segurança do produto comprovadas por inúmeros estudos nacionais e internacionais”.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Rachel D.C.

Rachel De Castro é esposa e escritora com formação em ciência política. Acredita que o mundo já tem críticos demais por isso decidiu motivar e inspirar pessoas.