11 sinais de que você está criando uma filha emocionalmente inteligente

Inteligência emocional é fundamental para que alguém seja bem-sucedido na vida. Será que você está criando sua filha de forma que ela seja emocionalmente inteligente?

Luiz Higino Polito

O que é Inteligência Emocional?

Inteligência Emocional é “(…)a capacidade de perceber e exprimir a emoção, assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar com ela, e saber regulá-la em si próprio e nos outros.” (Salovey & Mayer). Outra definição é a do autor do best-seller “Inteligência Emocional”, Daniel Goleman: I.E. é a “(…)capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.”

Embora esse conceito psicológico tenha se popularizado só recentemente, ele já era conhecido há muito tempo, com outros nomes. Daniel Goleman, porém, soube esmiuçar o assunto em seu livro “Inteligência Emocional” e, mais recentemente, em outro livro chamado “O Cérebro e a Inteligência Emocional. Novas Perspectivas”.

Por ser tal conceito tão importante para o sucesso ou insucesso das pessoas na vida (o mais importante de todos, segundo Goleman), vale a pena você analisar alguns dos sinais da Inteligência Emocional para saber se você está criando sua filha de modo a que ela seja inteligente emocionalmente:

1. Gentileza

Se você está ensinando sua filha a ser gentil, isso é um bom começo! Pessoas gentis têm mais chances de fazer amigos e ter sucesso na vida.

2. Reconhecer os próprios sentimentos

Parece simples, mas nem todo mundo sabe reconhecer o que sente. Ensine sua filha a reconhecer os sentimentos dela, para que ela saiba que o que ela está sentindo não é nenhuma aberração e nem “exclusividade” dela – mas sim sentimentos que podem acontecer com todo mundo. Isso tem a ver com autoconhecimento emocional, ou seja, reconhecer as suas próprias emoções e sentimentos.

Advertisement

3. Reconhecer as emoções das outras pessoas

Ensine sua filha (através de exemplo e por preceito) a ter empatia, ou seja, a reconhecer as emoções e sentimentos dos outros. Quem aprende a se colocar no lugar das outras pessoas, de forma honesta e sincera, aprende a ser compreensivo. Pessoas compreensivas são muito valorizadas em todo lugar.

4. Ter controle das emoções

Sua filha consegue controlar as emoções dela? Isso não é coisa de fácil aprendizado, mas é fundamental também para que ela seja bem-sucedida na vida. Isso tem a ver com autocontrole e autodomínio e é importante que sua filha desenvolva tudo isso, gradativamente, conforme ela for crescendo.

5. Ser automotivada

Ter automotivação para dirigir as emoções e saber canalizá-las para a obtenção de objetivos importantes ou para a sua própria realização pessoal.

6. Habilidade em se relacionar com outras pessoas

Aprender a interagir com os outros indivíduos satisfatoriamente também é requisito para todos os que querem se dar bem na vida. Converse bastante com sua filha, pois isso será importante para ela aprender a conversar também. Embora as crianças e jovens tenham muita interação na escola, nas Igrejas e outros espaços culturais, elas precisam aprender também um pouco de oratória, de didática, de psicologia e outras habilidades que, infelizmente, a maioria das escolas normais não ensinam.

7. Aprender princípios de liderança

Tem pessoas que são líderes “natas”, isto é, “levam” as pessoas a segui-las, naturalmente. Se sua filha não nasceu líder (o que é a enorme maioria dos casos), tente ensiná-la a se tornar líder. Isso é coisa que se pode aprender, e bons líderes são essenciais em todas as sociedades.

Advertisement

8. Trabalho em equipe

A família é um excelente lugar para aprender a trabalhar em equipe, se os pais são cooperativos, e fazem muitas atividades em família. Isso será importante na vida de sua filha: aprender a trabalhar em equipe, ser cooperativa, ser uma pessoa que aceita sugestões e orientações e saiba ouvir os outros.

9. Ser boa em negociação

Tem um provérbio muito antigo que diz que “Quem não sabe sorrir, não deve abrir loja”. De forma simples, este dito popular mostra a importância que tem o sorriso nas negociações. Saber sorrir e ter um sorriso fácil é característica de quase todas as pessoas bem-sucedidas. Observe esse detalhe nas pessoas famosas: normalmente, as pessoas que vemos no cinema e na TV são de sorriso fácil.

10. Ter “sensibilidade social”

Isso poderia ser explicado como sendo uma “empatia pelo grupo social”. Saber “sentir” o que um determinado grupo social está pensando (no serviço, na escola, etc.) é uma habilidade muito rara e apreciada. Embora os políticos tenham muitos defeitos, eles são ótimos em “sentir” e canalizar os anseios de um determinado grupo de pessoas, e transformá-los em seus eleitores. Repare como eles sorriem, gesticulam e capricham nas palavras. São mestres no marketing pessoal.

11. Humildade

Tudo o que foi dito acima, se não for “misturado” com humildade, dificilmente será aprendido, porque para se aprender alguma coisa, é preciso ter humildade. Quem é humilde ouve com atenção o que os outros falam. Estão dispostos a mudar seus comportamentos quando inapropriados. Acatam sugestões. Não se portam como se fossem superiores aos outros. Estão sempre dispostos a aprender.

Ser bem-sucedido nos relacionamentos pessoais e na carreira não são coisas fáceis, mas com boa vontade, estudo e exercício, o que é difícil se tona fácil. E “fácil” é uma coisa que a gente sofreu para aprender, mas que agora já fazemos automaticamente. Quem aprendeu a andar de bicicleta, ou nadar, bordar, costurar, cozinhar, etc. (que também não são coisas fáceis de se aprender), está perfeitamente capacitado ou capacitada a se tornar emocionalmente inteligente.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!