Roberto Carlos: Uma justa homenagem a quem influenciou tanta gente com sua música

Conhecido desde sempre como o “rei”, Roberto Carlos faz parte da “trilha sonora” da vida de muitos de nós!

Luiz Higino Polito

Nós, brasileiros, temos de aprender a valorizar mais o Brasil, nosso lindo e exuberante país, que tem uma fauna inigualável, uma flora belíssima e muita gente com talentos incríveis. Muitas vezes nos concentramos nos problemas e esquecemos as tantas coisas boas que usufruímos por morar aqui nesse grande e variado país continental.

Música brasileira

A música brasileira é respeitadíssima no exterior. Somos uma nação de muitos cantores e compositores de qualidade, em tantos estilos musicais.

Um dos cantores mais ouvidos no Brasil, e também conhecido nos países de língua espanhola, é o nosso “rei” Roberto Carlos. No seu site oficial, vemos que RC começou sua carreira em 1959, e no site podemos ouvir um pedacinho das músicas de seu início de carreira: “João e Maria” e “Fora do Tom”.

Suas duas primeiras canções não tiveram sucesso, tendo ele que trabalhar alguns anos em outra atividade. O sucesso viria em 1962, depois de sua parceria com Erasmo Carlos, com quem ele compôs muitas de suas músicas.

Centenas de canções

Roberto Carlos é intérprete de várias centenas de canções, e podemos ver a sua enorme quantidade de discos e ver o nome de suas músicas neste site: Discografia de RC.

Advertisement

O Portal R-7 traz uma matéria a respeito do “rei”, com uma lista de 10 de suas canções, além de trazer interessantes informações sobre o cantor. A revista Super Interessante também publicou uma interessante reportagem, “Nasce um rei, Roberto Carlos“.

Trilha sonora de nossas vidas

Nas músicas de Roberto Carlos alistadas abaixo, e que podem ser ouvidas clicando nos links, talvez esteja uma das músicas que também marcou a sua vida. Confira!

1. Como é grande o meu amor por você

2. É preciso saber viver –

Regravada em tempos recentes, na voz dos Titãs

3. As canções que você fez para mim

Uma das mais românticas músicas de RC, em parceria com Erasmo Carlos, aqui regravada por Maria Bethânia

4. Olha

Outra música bem romântica de RC, aqui na voz de Ivete Sangalo

Advertisement

5. O Homem

Música de Roberto Carlos, que fala de Jesus Cristo, aqui numa apresentação especial do Padre Marcelo

6. Emoções

Roberto Carlos canta, emocionado, em Jerusalém, para milhares de pessoas e com a paisagem da Cidade Santa ao fundo

São tantas as músicas de Roberto Carlos, de uma carreira de mais de 50 anos, que não seria possível colocar todas elas num único artigo como este.

Fica aqui minha homenagem a este grande compositor e cantor, nascido em Cachoeiro do Itapemirim, no Estado de Espírito Santo, cidade que tive o prazer de conhecer, e que fica às margens do Rio Itapemirim. Ele viveu lá até vir para o Rio de Janeiro, conforme ele mesmo canta nesta música, com a qual finalizo esta homenagem:

7. Meu pequeno Cachoeiro

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!