12 conselhos para que seu divórcio não afete seus filhos

Quando meus pais se divorciaram, eles fizeram essas coisas, especialmente minha mãe. Graças a isso, pude crescer emocionalmente saudável.

Gabriela Zuñiga Rojas

O divórcio é um processo muito doloroso, pois ninguém quer ver a família separada; no entanto, quando se depara com uma tristeza dessas, a última coisa que você quer é que seus filhos saiam feridos. Minha mãe teve que passar por um divórcio, e devo dizer que isso não me afetou. Apesar das circunstâncias, fui muito feliz, minha família era perfeita para mim.

Este artigo apresenta algumas recomendações que pude resgatar da nossa experiência em família. Espero que, com elas, eu possa ajudar mães ou pais que estão se divorciando:

1. Não se martirize por ser mãe sozinha

Em vez disso, faça seus filhos sentirem sua paz de espírito diante dessa situação.

2. Não fale mal do ex-cônjuge

Tenha um relacionamento saudável com ele e com sua nova família (se ele tiver uma). Minha mãe ainda tem um bom relacionamento com eles.

3. É melhor encarar a realidade (dizer as coisas como elas são)

Deixe claro para seus filhos que o divórcio é algo que pode acontecer em qualquer família e que, embora um dos cônjuges vá morar em outra casa, isso não significa que vai deixar de ser pai ou mãe deles e que não possam vê-lo quando quiserem. Eu soube disso desde pequenina, e a segurança que minha mãe transmitiu me deixou tranquila.

Advertisement

4. Evite discussões com o(a) ex

Especialmente durante as visitas a seus filhos. Posso dizer que não me recordo de ter visto meus pais discutindo.

5. Não espere para buscar apoio psicológico

Tanto para você quanto para seus filhos. Tanto eu quanto minha mãe fomos acompanhadas por uma psicóloga. Lembre-se de que a saúde emocional dos pais é essencial para a saúde emocional dos filhos.

6. Dê muito amor a seus filhos

De maneira nenhuma deixe falta-lhes afeto. A família pode participar disso.

7. Mantenha intactas as regras da casa

Não faça todas as vontades seus filhos como meio de compensá-los pela ausência do pai ou mãe deles.

8. É o casamento que termina após o divórcio, não a família

É necessário reforçar o conceito de família. A família pode não estar completa como as outras, mas isso não significa que deixará de ser uma família.

Advertisement

9. Reforce a autoestima de seus filhos por meio de elogios

E apoie-os nos objetivos e talentos que possuem. Isso fará sua autoconfiança aumentar.

10. Deixe claro que nada do que aconteceu é culpa deles

Se algum comportamento apontar para o contrário, você deve esclarecê-lo. É necessário conhecer os sentimentos de seus filhos em relação ao divórcio; nesse sentido, a comunicação é vital.

11. Mantenha uma comunicação constante com os professores de seus filhos

Procure saber se eles expressam seus sentimentos na escola. Passei por alguns problemas na escola, por pouco tempo, mas minha mãe estava sempre atenta e soubemos como resolver.

12. Faça um esforço para passar um tempo de qualidade com cada filho todos os dias

Talvez, como pai ou mãe divorciada, você precise trabalhar mais. No entanto, é necessário reservar um momento para fazer seus filhos sentirem que você está lá para eles.

Lembre-se, você não está sozinho(a). Minha mãe sempre teve Deus no pensamento e coração, ela era firme em sua fé e conseguiu me educar seguindo os conselhos dos líderes da igreja. Não há companhia melhor que a de Deus para que sua família consiga lidar com o processo de divórcio de forma que seus filhos não sejam afetados. 

Advertisement

Você teve alguma experiência parecida? Teria algum conselho para dar a uma mãe ou pai que precisa seguir em frente com seu filhos sozinho(a)? Ou ao progenitor que ficou sem a guarda?

Clique na seta para voltar e compartilhe sua experiência conosco em nossas redes sociais. Você, com certeza, vai ajudar outras pessoas que estão passando pelo mesmo processo.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 12 consejos para que tu divorcio no afecte a tus hijos

Toma un momento para compartir ...

Gabriela Zuñiga Rojas

Gabriela Zuñiga graduou-se em engenharia da computação, trabalha em projetos web e é SEO, casada e mãe feliz de um filho de 1 ano.