4 sinais de que você já experienciou o verdadeiro Natal

O Natal não é apenas uma data festiva, uma ocasião específica na qual as pessoas se transformam em melhores do que são para, depois de passado este momento, retornarem ao seu estado anterior.

Antonio Carlos Soares Lima

O Natal não é apenas uma data festiva, uma ocasião específica na qual as pessoas se transformam em melhores do que são para, depois de passado este momento, retornarem ao seu estado anterior. O verdadeiro Natal não é uma época, mas um estado de ser. Deve estar em seu coração e mente por toda a sua vida. Quando você experimenta e compreende o verdadeiro Natal, é transformado permanentemente, sendo a cada dia melhor do que foi antes.

Como saber se você já experimentou este sentimento e se ele o ajudou a fazer esta mudança de sentimentos e atitudes em sua vida? É claro que não há um parâmetro único e definitivo para isso. Porém, há alguns sinais que podem ajudar você saber se o verdadeiro Natal já chegou ao seu coração.

1. Você enxerga além do momento

O mundo de hoje torna as pessoas imediatistas e lhes encurta a visão, tirando delas a capacidade de enxergar além do momento. Infelizmente, isso se dá especialmente nas relações pessoais. Julgar o outro por uma circunstância específica ou por uma atitude isolada e determinar que “ele é assim” ou que “ela não tem jeito” pode ser um erro cruel. Do mesmo modo, achar que a vida jamais poderá ser melhor porque sua condição financeira, ou educacional, ou profissional, ou familiar não é exatamente um modelo de perfeição, é limitar-se ao agora somente.

Quando Jesus nasceu, sua humilde família alojou-se em um estábulo e Ele foi colocado em uma manjedoura. Não consigo visualizar uma cena mais pobre e humilhante que esta para o nascimento de um bebê. Penso nos pastores, avisados pelo anjo: “Pois hoje, na cidade de Davi, vos nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura.” (Lucas 2:11-12). Qualquer um, ao olhar para aquela cena, poderia desacreditar do futuro daquela criança. Mas, apesar do seu nascimento tão simples, ali estava o Rei dos Reis. O relato diz: “E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.” Não importa quem você é agora, ou qual a sua condição, você pode crescer, se fortalecer e ser mais e melhor.

Quando você experimenta e compreende o verdadeiro Natal, você enxerga além do momento, vê um futuro muito melhor e age para isso!

Advertisement

2. Você é grato

Vivemos na era da ingratidão. As pessoas têm a terrível tendência de se queixarem de tudo e não ficarem satisfeitas com nada, tornando-se cada vez mais exigentes. Há muito essa atitude deixou de ser apenas uma demonstração esporádica de insatisfação e se tornou uma cultura quase universal. Você pode ser mais grato, mesmo pelas coisas mais simples. Você pode ser grato até pelos seus desafios, pois eles podem lhe ajudar a dar um passo adiante em seu desenvolvimento pessoal. E você será mais feliz assim, e deixará outros também mais felizes por isso. Como disse Thomas S. Monson, “Se por um lado a ingratidão se acha na lista dos pecados graves, por outro, a gratidão faz parte das virtudes mais nobres.”

Quando você experimenta e compreende o verdadeiro Natal, você é grato, queixa-se menos e confia no futuro!

3. Você oferta o seu melhor

Quando os três Reis Magos encontraram o menino Jesus na casa de Seus pais, ofertaram o melhor: ouro, incenso e mirra, presentes nobres para um Rei. Do mesmo modo, esteja disposto a ofertar a Cristo o seu melhor. Uma das formas de fazê-lo é por meio do serviço ao próximo, pois Ele mesmo ressaltou: “Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” (Mateus 25:40) O serviço que você presta ao seu próximo, de modo voluntário e despretensioso, é a clara medida de quem você é e de quem você pode se tornar.

Quando você experimenta e compreende o verdadeiro Natal, você oferta o seu melhor a Cristo e aos Seus filhos!

4. Você segue o exemplo de Cristo

O Natal é Cristo! Por isso o Natal não se restringe apenas a uma época festiva, a uma data, nem mesmo às circunstâncias belas e ternas deste período. Para viver o Natal verdadeiramente, você deve seguir o exemplo de Cristo: amar a todos, sacrificar-se pelos outros, estender a mão amiga e proferir palavras de ajuda e bênção, que elevem e edifiquem. Assim, o Natal será diário, por todo o ano, em sua vida.

Advertisement

Quando você experimenta e compreende o verdadeiro Natal, você segue o exemplo de Cristo!

Toma un momento para compartir ...

Antonio Carlos Soares Lima

Antonio Carlos Lima tem 44 anos. Designer gráfico, possui uma agência digital. Estuda Direito e ama estar com a família. Gosta de política e é atleticano mineiro "de nascença". No seu tempo livre, gosta de ouvir música, ler, escrever e estar com os amigos.