8 presentes mágicos de Natal para toda a família

Tornar o Natal de sua família o mais bonito e mágico pode demandar algum trabalho, mas vai valer a pena.

Stael Ferreira Pedrosa

Todos os anos a história se repete:

Por volta de outubro/novembro, a TV, os outdoors, as lojas começam a nos lembrar que é hora de comprar os presentes para familiares e amigos. Papai Noel é a figura central da grande festa. Filmes sobre duendes, voos em trenós, neve, renas e até fantasmas – assuntos tão distantes de nossa cultura e realidade, tentam nos trazer um clima mágico para comemorar o Natal. Todos falam em amor, família, ajudar o próximo, etc. No entanto, o mestre de todos esses valores, e pior – o aniversariante, é esquecido. Não aparece nos filmes da Sessão da Tarde e tampouco se atribui a Ele esses valores.

Mas, podemos fazer diferente pelo menos com nossa família. Além dos presentes tangíveis (não sou contra), podemos dar a nossos entes queridos presentes intangíveis que permanecerão.

Por isso, em celebração ao verdadeiro espírito de Natal e para alegrar o aniversariante aqui estão 8 ideias de presentes de Natal mágicos para sua família:

1. Um presépio

Junte seus filhos e montem um presépio enquanto contam a história da natividade. Comecem por falar como era a terra onde Jesus nasceu e por onde pregou. Conte sobre Jerusalém e Belém. À medida em que montam o presépio fale sobre o porquê dele ter nascido num estábulo e colocado numa manjedoura. O que era a manjedoura, porque alguns animais fazem parte do presépio. Termine lendo a história como se encontra em Lucas e Mateus. O presépio será desmanchado logo, mas os ensinamentos passados (e o momento em família) durarão para sempre.

Advertisement

2. Um convite inesperado

Para a noite de Natal, convide alguém que seja solitário ou esteja distante de casa. Um casal de velhinhos solitário, um refugiado da guerra na Síria (embora não comemorem o Natal, eles podem ter um momento agradável com uma família brasileira) ou um emigrante haitiano. Combine com seus filhos previamente para preparar algo típico de seu país, um prato festivo ou uma canção para ajudá-los a sentirem-se mais próximos de seu país e família. Preparem um presente e um cartão. Vocês se sentirão mais presenteados que os convidados.

3. Uma viagem especial

Neste Natal aqueles que vivem distante de pais, avós, tios, podem fazer algo diferente do tradicional. Ao invés do telefonema de Natal, levem uma bela mensagem ao vivo. Comprem presentes para todos, encham o carro ou bolsas de gostosuras e vão ser o presente que seus velhos pais, irmãos ou tios provavelmente estão sonhando. Será realmente mágico.

4. Cartas para Papai Noel

Esse ano, vá aos correios e pegue uma (ou mais) cartinhas de criança endereçadas ao Papai Noel e façam um projeto em família de levar não apenas o que a criança deseja, mas uma cesta de Natal para toda a família dela. Às vezes, as crianças pedem um brinquedo ou até mesmo um panetone.

5. Cantata de Natal

Se vocês têm talentos musicais na família, ensaiem um belo hino ou canção de Natal e façam uma apresentação especial para amigos e vizinhos. Dê-lhes biscoito natalinos de lembrancinha.

6. Presente vivo

Talvez seus filhos tenham pedido muitas e muitas vezes e sempre foi “deixado para depois”. Quem sabe neste Natal seja o momento de presentear sua família com um animal de estimação. Seja ele qual for, o mais importante é que seja um presente permanente. Não algo a ser descartado quando não for mais conveniente, para ser negligenciado ou maltratado. Animais de estimação são (ou deveriam ser) como parte da família. Eles têm sentimentos, sentem dor e são fiéis a seus donos.

Advertisement

7. Doe-se

Li recentemente um conto de Natal sobre um pai desempregado que na manhã de Natal não tem o que dar ao filho de presente. O menino acorda e procura por seu presente sem encontrá-lo. Vê o pai triste e pergunta: O papai Noel esqueceu de mim e de você também? O pai responde que seu maior presente estava ali de frente e abraçou seu filho. Pegou-o pela mão e foram a um parque onde brincaram e ficaram juntos o dia todo. Naquela noite, o menino escreveu: “Obrigado, Papai Noel pelo presente que o senhor me deu. Desejo que todos os Natais que eu passe, faça com que meu pai esqueça de seus problemas, e que ele possa se distrair comigo, passando um dia maravilhoso como o de hoje.”

Sabemos que nem toda criança reagiria assim, mas no fundo, mais do que seus presentes, seus filhos querem pais presentes.

8. Sessão pipoca de Natal

Um dos mais fiéis filmes à verdadeira história do Salvador – A vida de Jesus Cristo, disponível em português no Youtube. Junte a família, façam pipoca e divirtam-se vendo a história do aniversariante.

“O que realmente vale nessa vida? Essas coisas materiais vão com o tempo, quebram, ficam velhas e obsoletas tornando-se um lembrete vivo e constante do dinheiro que jogamos pela janela adquirindo valores que não interessam.” Marcos Mion

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.