5 maneiras de tornar o Natal dos seus filhos inesquecível

Neste Natal, você deve enfeitar a casa, fazer uma grande festa e convidar todos os parentes e amigos. Mas, deixe um de fora...

Stael Ferreira Pedrosa

Quando eu era criança, os Natais em nossa casa eram um pouco diferente de hoje. Não era melhor, nem pior e nem pretendo dizer que o Natal de antigamente era melhor que o de hoje em dia. Era apenas… Diferente!

A árvore era um galho seco que minha mãe pintava de branco e pendurava bolas de vidro coloridas e em vários tamanhos. Era lindo e a imagem que ficou em minha mente era o reflexo dos meus dedos ficando enormes ao se aproximar de cada bola. Essa “árvore” era enfiada dentro de uma lata enorme de leite em pó – com seis crianças em casa não era difícil encontrar uma lata bem grande de leite – e fixada com areia e brita. Em seguida minha mãe cobria a lata com papel laminado ou papel de presente. Ao lado da árvore um mini presépio com José, Maria, um cordeirinho e o aniversariante. Simplicidade que combinava muito bem com o restante da casa e da celebração.

Não havia luzes e nem presentes embaixo da árvore, eles eram recebidos alguns dias antes na associação dos funcionários públicos de Minas Gerais – um benefício para os funcionários. Como já estávamos acostumados, não havia expectativa de presentes no Natal, nem de Papai Noel. A expectativa maior era pelo almoço e pela presença dos primos para brincarmos juntos. O que queríamos mesmo era o peru preparado pela minha mãe e a alegria de reencontrar os parentes.

De qualquer forma, simples assim, os Natais de minha infância se tornaram inesquecíveis e hoje em meio a uma decoração farta de luzes e uma árvore cheia de presentes embaixo dela, eu trocaria tudo por um minuto de espírito natalino igual ao que sentia naqueles tempos. Os entes queridos que se foram, a alegria de compartilhar os brinquedos, a emoção de se ver dentro de uma bola de árvore ainda me acompanham em minhas memórias que guardo com carinho no local mais sagrado de minha alma.

O que tornou esses Natais tão especiais e inesquecíveis? É justamente a emoção sentida no momento. Não importa muito como elas vieram, mas o importante é que dentro de uma atmosfera de afeto familiar, de companheirismo e proximidade com familiares e amigos, uma mesa de alimentos temperados com amor para celebrar a chegada do Salvador do mundo, forjou-se algo maior que um presente que se desfaz ou desgasta. Formou-se um sentimento, uma memória que perdura por toda a eternidade.

Advertisement

Como criar para nossos filhos essas memórias? Como tornar seus Natais inesquecíveis? Talvez algumas dessas ideias possam ser aproveitadas:

  1. Prepare uma árvore colorida com as cores do céu e da terra criados por Nosso Pai, firme-a na solidez da gratidão pelas relações duradouras e nos valores eternos ensinados por Jesus.

  2. Cubra sua base com o brilho da estrela de Belém e coloque junto uma imagem da Sagrada Família – a sua!

  3. Decore as paredes da casa com seus entes queridos, com memórias preciosas e o exterior com as luzes das boas obras.

  4. Deixe embaixo da árvore como presentes o amor, o serviço, a caridade, a paciência, histórias contadas na hora de dormir, preces feitas juntos, momentos compartilhados, refeições em família, tempo de qualidade, apoio, um ombro amigo e muitos abraços e beijos. Deixe as crianças usarem o ano inteiro.

    Advertisement
  5. Prepare uma mesa do tamanho do seu coração onde caiba a família, os parentes, amigos e quem mais vier lembrando a todos que o convidado mais importante é o aniversariante.

P.S: Não convide o Papai Noel. Ele é um velho rabugento que só quer vender “coisas”.

P.S.S: Feliz Natal!

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.