7 inseguranças que até os casais mais felizes têm

Pequenas inseguranças que podem atrapalhar o relacionamento acontecem mais frequentemente do que se imagina.

Michele Coronetti

A vida possui riscos e apesar de amedrontadores em sua maioria são eles que trazem motivação para continuar em frente, ensinam e aprimoram indivíduos. Muitas inseguranças no relacionamento conjugal podem servir de escada para o crescimento, porém é preciso tomar cuidado para que estes medos não influenciem negativamente e acabem gerando estresse e desavenças.

De acordo com este artigo, uma pesquisarealizada recentemente com 510 brasileiros aponta para as principais inseguranças que os casais têm.

1. Doenças na família

Não importa se o casal está bem relacionado ou se há problemas, o receio de enfrentar doenças com familiares é grande em todos. Na pesquisa, ultrapassou a metade dos entrevistados. Pensamentos negativos a respeito deste assunto podem e devem ser evitados. A vida já é bastante complexa no presente e acumular mais uma preocupação que nem tem como saber se ocorrerá pode prejudicar indivíduos e a família como um todo. É possível controlar inseguranças infundadas de acordo com este artigo.

2. Viuvez

O medo de perder o parceiro através da morte ganha segundo lugar na pesquisa. Da mesma forma que a insegurança anterior, se a pessoa sofrer com estes pensamentos ela pode atrapalhar sua vida pessoal e familiar. A confiança e esperança, além de humildade para enfrentar os desafios da vida, devem ter maior espaço na rotina pessoal. Nem tudo na vida é simples ou segue o planejamento, surpresas agradáveis ou não também fazem parte desta aventura.

3. Deixar de sentir-se amado

Esta insegurança, terceira maior na pesquisa, está ligada à autoestima. É claro que o cônjuge ajuda em muito nos sentimentos do seu parceiro, afinal, quando demonstra seu amor através de atos e palavras, o outro pode sentir isso e mesmo que não esteja com uma boa autoestima perceberá seu amor. Este medo também está ligado ao fato do cônjuge parar de demonstrar amor o que leva seu parceiro a acreditar que deixou de ser amado. Para vencer esta insegurança, investir no relacionamento individualmente fará a diferença.

Advertisement

4. Traição

De acordo com a pesquisa, esta insegurança, quarta no ranking, não é a mais temida como acredita-se popularmente. Infelizmente este receio pode causar sérios danos ao casal quando não controlado. O ciúme prejudica qualquer relacionamento e fantasmas podem destruir as boas relações. A confiança em si e no parceiro precisam ser sinceras e diárias.

5. Deixar de amar o cônjuge

Uma insegurança grande que pode certamente ser evitada com dedicação e comprometimento. Há muitas histórias de cônjuges que deixaram de amar seus parceiros além de muitas teorias a respeito deste assunto.

6. Divórcio

Apesar de estar se tornando cada vez mais frequente e aceito pela sociedade, para muitos casais este ainda é um grande receio. Ao refletir sobre este problema, muitas pessoas pensam não apenas em seus sentimentos fragilizados, mas nos familiares que também sofrerão e na parte financeira. Resolver problemas conjugais o mais breve possível, além de manter a chama do amor que existiu para que o casamento fosse celebrado é importante para amenizar este receio.

7. Ter filhos

Apesar de este medo ter ficado por último na pesquisa, casais ainda apresentam inseguranças quanto a querer ter filhos. A responsabilidade que acompanha a constituição de uma família é de grande peso segundo este artigo. Esta insegurança pode causar sérios problemas, especialmente quando um dos cônjuges pensa de maneira diferente sobre esta questão.

Inseguranças e medos fazem parte da vivência humana e podem ser tratados e superados com o tempo e esforço individual e ainda contar com o apoio de um cônjuge amoroso e dedicado.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.