6 dicas para perdoar uma traição e manter o casamento

Muitos dizem que não, mas especialistas afirmam que é possível perdoar uma traição, transformar e manter o casamento.

Suely Buriasco

As pessoas costumam entender que perdoar a traição do cônjuge significa manter o casamento, mas isso não é real. Perdoar é se ver livre das mágoas, mantendo ou não o casamento. Também há de se notar que apenas manter a união não basta. Quando um casal resolve continuar juntos, apesar da infidelidade, deve ser com o objetivo de transformar a relação. E, nesse caso, o perdão é fundamental.

Se você está vivendo essa situação e não sabe como alcançar o perdão, observe essas dicas:

1. O perdão é uma escolha

Enquanto você esperar por sentir o perdão, nada vai mudar. A opção pelo perdão exige transformação íntima capaz de substituir emoções destrutivas, como mágoa e raiva, por sentimentos elevados, como o amor e a compreensão. Você não pode sentir o perdão; é preciso se dispor a desenvolvê-lo.

2. Fale de sua mágoa

Por mais dolorido que seja, antes de seguir em frente, você precisa falar de seus sentimentos, seu cônjuge precisa saber o quanto está sendo difícil para você. Certifique-se de que ele lhe ouve e compreende, esse é um sinal importante de que seu cônjuge, realmente, está arrependido.

3. Faça planos para o futuro

Ao optar pelo perdão mantenha o foco no futuro. Estabeleça junto com seu cônjuge condutas dignificantes com o objetivo de fortalecer a união. É fundamental que ambos percebam a necessidade de mudanças e se determinem a isso.

Advertisement

4. Saia da zona de sofrimento

Se você se decidiu pelo perdão precisa desapegar-se do que passou e não cultivar pensamentos dolorosos. Como seguir adiante com a mente presa ao passado? Saia do papel de vítima e assuma sua escolha de reconstruir seu casamento. É muito recomendável buscar ajuda de um especialista que facilite esse processo de reconstruir a si mesmo e a relação.

5. Dê-se um tempo

Claro que você não vai conseguir esquecer o que passou, vai ser necessário algum tempo e muito esforço para a superação necessária. É natural sentir-se decepcionado e lidar com toda essa emoção não é nada fácil. Por isso você terá que exercitar muito o item 4, decidindo-se pelo perdão inúmeras vezes.

6. Cuide de você

Diante de uma traição é muito comum que a autoestima se abale, não se deixe levar por isso. Descobrir a infidelidade pode parecer o fim do mundo, mas não é. Busque se envolver com atividades que provoquem o seu bem-estar. Pense em algum curso novo, dedique-se a um esporte, enfim, envolva-se com assuntos edificantes e sadios. Dedicar-se ao que lhe parece interessante ajudará você a superar a sensação de rejeição.

Reconstruir um relacionamento depois de um trauma dessa dimensão não é tarefa fácil. Caso os cônjuges ponderassem as consequências do ato, dificilmente cairiam no engodo da infidelidade. É, realmente, um sofrimento muito grande que envolve toda a família. Mas, ao contrário do que muitos pensam, sempre é possível agir em favor de manter o casamento, quando os cônjuges se decidem por isso.

Segundo afirma a psicóloga Cláudia Moraes nessa matéria: “A maior parte das pessoas sabe pouco sobre aquilo que está por detrás de uma traição e, como é natural, afirma sem pudor que não perdoaria uma infidelidade, mas a minha experiência clínica mostra precisamente o contrário”.

Advertisement

Também em meu trabalho como mediadora de conflitos e coach de relacionamento, já presenciei muitos casos em que o esforço do casal culminou em grande e benfazeja transformação para ambos e, consequentemente, para a relação.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.