5 maneiras que o relacionamento com a sua sogra irá mudar após os filhos

Sogras e noras: ambas se acusam de vilãs e ambas se sentem as vítimas inocentes. Com você acontece assim? Isso muda quando os filhos vêm, às vezes para pior...

Stael Ferreira Pedrosa

Ah, as sogras e noras. Ambas se acusam de vilãs e ambas se sentem vítimas inocentes. Como lidar com esse terrível dilema?

Na verdade, como diz Karina Alvarez neste artigo: “não existe vítima ou vilã, apenas duas pessoas exercendo seus papéis da forma como a vida ensinou a elas”. Talvez o maior problema seja o excesso de amor. Afinal, vocês duas amam o mesmo homem.

Nem todo relacionamento sogra-nora é igual, algumas são como mãe e filha, outras declaradamente rivais. No entanto, há um outro ponto onde a maioria das noras e sogras vão ficar cara a cara e muita coisa pode mudar: Quando nascem os filhos.

Sempre vemos muitas piadas sobre sogras, mas quando se trata da sua é difícil ver o lado engraçado. E pior, quando ela pensa que o bebê que chegou é reponsabilidade dela e começa a se tornar invasiva? Tem que ter muito jogo de cintura nessa hora para que ela compreenda que você é a mãe e ela pode ajudar com certeza, mas não impor como cuidar ou criar seus filhos. E isso deve ser transmitido com tato e respeito.

Para ajudar a entender o que pode vir pela frente e se preparar, aqui estão algumas maneiras em que o relacionamento com sua sogra pode mudar para melhor ou pior com a chegada dos filhos:

Advertisement

1. A sogra vai saber tudo

Ou pelo menos ela acha que sim e vai querer dar palpites nos cuidados. É verdade que ela tem experiência e qualquer ajuda com as crianças é sempre bem-vinda. O que não pode acontecer é ela esquecer que é avó e passar a agir como se fosse mãe de seus filhos.

2. Ela vai perguntar mais

Ele já mamou? Ela não está com sono? Você não está mimando demais? Isso pode fazer com que a nora se sinta como se não fosse capaz de cuidar adequadamente dos filhos. Caso aconteça com você, tente entender que ela se preocupa com os netos. O foco não é você, nem suas habilidades, tente responder simpaticamente e sem tentar encontrar razões não existentes atrás das palavras dela.

3. Ela vai se lembrar mais do passado

Ah, quando os meus filhos eram pequenos, eu fazia assim… Quando meu filho teve esse problema eu fiz isso… Enfim, ela vai trazer suas próprias experiências e pode parecer a você que ela está comparando. Mas, sua mãe, provavelmente fará o mesmo. É normal as avós quererem interferir na educação ou na forma como seus netos são educados e criados. Apenas tente encarar com naturalidade, aproveitando os conselhos bons e “esquecendo-se” dos que não se aplicam.

4. Ela vai ficar mais próxima

Quer vocês se deem bem ou não, haverá maior proximidade com a chegada dos filhos. Afinal as crianças são parte da família dela também. É comum os avós serem mais apegados aos netos do que foram com os próprios filhos. Pode ser um bom momento para buscar construir um relacionamento melhor ou estreitar aqueles que já são bons. É melhor ter uma sogra que seja amiga e parceira na criação dos filhos, que uma distante e fria.

5. Os conflitos podem aumentar

Se a sua relação com a sogra já não é das melhores, pode ser que com a chegada dos filhos tudo piore. Os pais estabelecem padrões para os filhos que podem ser diferentes dos padrões em que sua sogra criou os filhos dela. Se por exemplo, você quer criar seu filho como vegetariano, ela pode insistir para que deem carne ou ela mesma irá dar quando estiver com seu filho. Pode ser também sobre assistir determinados programas de TV ou comer alimentos açucarados. Nesses casos, uma conversa franca e definitiva tem que ser feita com a sogra. Protelar ou ficar com raiva apenas irá piorar a situação.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.