5 erros que a maioria do cristãos comete na época do Natal

São erros facilmente identificados no meio cristão. Está na hora de colocarmos a mão na consciência!

Erika Strassburger

Nessa época de Natal, é fácil identificar alguns erros comuns no meio cristão. E muitos nem se dão conta de que isso está afetando a sua espiritualidade. Aqui estão 5 erros que os cristãos precisam parar de cometer, caso contrário, não conseguirão se tornar próximos do Salvador.

1. Preocupar-se demais com o que vão vestir

Todos querem estar bonitos no Natal, e não há nada de mal nisso, desde que isso não vire uma obsessão, e, menos ainda, uma competição.

Tentem imaginar as vestes que Maria e o Menino Jesus usaram naquela noite em que Ele nasceu. Por que precisamos estar vestidos como “reis” se o Rei do Mundo vestiu-se com humildade?

2. Despender tempo e energia excessivos na cozinha

Também não há problema em partilhar de uma ceia gostosa em família, mas não é o requinte dos pratos ou da mesa posta que nos aproximarão de Cristo. Quando ficamos horas a fio cozinhando, dificilmente restará disposição para a parte mais importante e sagrada da noite de Natal: o momento em que devem ser compartilhadas mensagens espirituais (vocês têm feito isso?).

Pensem por um instante: Será que Maria teve algo especial para comer naquela noite em que deu à luz?

Advertisement

3. Preocupar-se demasiadamente com a decoração

É lindo ver uma casa decorada para o Natal, mas esse não deve ser o foco. Não temos que contrair dívidas para ter uma decoração natalina, não devemos querer ter a decoração mais linda da vizinhança.

Lembrem-se, Jesus nasceu em um estábulo humilde, sem móveis nem decoração. Nem uma cama havia para Ele e sua mãe repousarem.

4. Assistir a programas de TV ou ouvir músicas que atrapalham a espiritualidade

É bastante comum, em lares cristãos, encontrar a TV ligada em programas que não convidam o Espírito Santo, ou ouvir músicas que afastam o Espírito de seus lares. Esse não seria o melhor momento para colocarem hinos e músicas natalinas para tocar? Não seria mais apropriado colocarem um DVD com histórias de Cristo ou assistir a filmes espirituais no Youtube? Que grande oportunidade muitos cristãos estão perdendo!

5. Permitir que seus filhos creiam em fábulas

Um cristão genuíno fará questão esclarecer a seus filhos que certas histórias que eles ouvem na escola ou veem nos filmes não passam de fábulas, que o Papai Noel é apenas um cara fantasiado, e não existem duendes ou renas que voam. E que os presentes que aparecem embaixo da árvore foram comprados com o suor de seu rosto.

Certa vez, quando meu filho caçula tinha entre três e quatro anos, ele confundiu Papai Noel com Papai Celestial, por causa das coisas que outras crianças diziam e dos filmes de Natal que assistia na TV. Não o proibi de continuar assistindo a esses filmes (não seria sábio nem necessário fazer isso), mas não sosseguei até que ele compreendesse que o Papai Noel é um personagem fictício e que o Papai Celestial é o nosso Deus.

Advertisement

É muito fácil ceder aos apelos da mídia e permitir que o orgulho tome conta de nosso coração. Mais fácil ainda é ceder às tradições que batem de frente com aquilo que cremos ser verdadeiro, ou permitir que a fé de nossos filhos seja prejudicada. Basta apenas ficarmos calados. Mas precisamos optar pelo que é certo e não pelo que é fácil. É o mínimo que o Senhor espera daquele que se diz cristão fiel.

Para aumentar a espiritualidade em seu lar neste Natal

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.