7 sinais de que seu cônjuge está passando por sérios problemas mas só você não percebe

Quando se ama alguém e decide dividir a vida com aquela pessoa, deve-se estar disposta a dividir não apenas os melhores momentos, mas também as dores e preocupações da pessoa amada.

Angela Maria da Silva

Não é problema algum para uma mulher falar de seus sentimentos com relação a algo que a incomoda, e ela espera o mesmo de seu marido. Mas, isso nem sempre acontece e a razão é bem simples: Homens têm dificuldade em falar dos seus problemas até mesmo com seu melhor amigo. No entanto, quando se ama alguém e decide dividir a vida com aquela pessoa, deve-se estar disposta a dividir não apenas os melhores momentos, mas também as dores e preocupações da pessoa amada.

A mulher desempenha um papel muito importante no casamento: auxiliadora do homem. Como tal, deve estar sempre atenta às necessidades dele. Sendo assim, detectar um sério problema enfrentado pelo companheiro faz parte deste papel.

Se ele não passa mais tempo com você como antes, está sempre calado, mergulhado em seus próprios pensamentos, evita falar com você, prefere a companhia de outras pessoas à sua, e quando confrontado nega e não quer falar sobre o assunto, fique alerta! São sinais de que seu cônjuge está passando por sérios problemas, mas só você não percebe. Mas, calma, não se preocupe! Depois de ler este texto, não somente identificará esses sinais como estará preparada para compreender e ajudar seu cônjuge em seus conflitos.

1. Ele prefere a companhia dos amigos

O que muitas mulheres não compreendem é que todo homem precisa de um tempo para si mesmo ou para passar na companhia de amigos, seja para uma partida de futebol, num coffee break, ou mesmo numa reunião para falar de assuntos masculinos e que não são interessantes para elas. É absolutamente normal, o problema se consiste na frequência com que isso acontece. Se ele abandona as responsabilidades domésticas e demora para chegar em casa para estar sempre com os amigos, tem algo errado e você deve descobrir o que é. A dica é:

  • Não faça um interrogatório quando ele chegar em casa.

    Advertisement
  • Mude sua maneira de falar.

  • Procure dar mais atenção ao que ele fala. Largue o que estive fazendo, se preciso.

  • Nada de cobranças. Se precisar de algo dele, faça um pedido, não ordene.

  • Seja gentil. Palavras gentis como por favor, querido, obrigado, me perdoe… etc., expressam reconhecimento e pode mudar um comportamento hostil.

  • Substitua comentários negativos por positivos.

    Advertisement
  • Reconheça o valor do seu marido.

Atitudes como essas despertarão nele novamente o prazer da sua companhia.

2. Ele está sempre calado, perdido em pensamentos

Seu marido precisa sentir que é a pessoa mais importante da sua vida. Quando isso não acontece, ele se sente abandonado. Parece algo sem muita importância, mas não é. Quando você cuida dele, das coisas importantes para ele, mostra seu apreço por ele, seu relacionamento fica mais feliz. Ele espera isso de você. Tratá-lo com indiferença, ignorar seus gostos, pode demonstrar falta de interesse. Priorize seu companheiro. Suas atitudes com relação a ele demonstram o quanto você o ama. Atitudes e ações falam mais que muitas palavras. Quando ele estiver muito calado, deixe-o sozinho, confrontá-lo nesses momentos vai gerar discussões ou talvez um silêncio ainda mais doloroso.

3. Ele evita falar com você

Não atende sua chamada, ignora seus recados, finge que não está ouvindo, ele está evitando você, por quê? Vamos descobrir agora. Quando estão juntos você dá a devida atenção ao que ele fala? Se interessa pelos assuntos dele? Por mais incrível que pareça, ele quer sua atenção enquanto conversam. Mesmo que ele esteja falando de coisas banais, procure ouvi-lo com interesse. Ainda que o assunto não seja muito agradável, seja educada, não o deixe falando sozinho. Essa atitude inconscientemente diz: “Pode contar comigo!”

4. Ele é orgulhoso

O homem é orgulhoso e na maioria das vezes não aceita que existe um problema, por mais evidente que esteja ele encontra uma maneira de dizer que não há nada para ser resolvido ou que precisa ser mudado. O casamento deve ser baseado no amor e na compreensão. Saiba compreendê-lo e lembre-se da dificuldade que ele tem em expressar seus sentimentos. No fundo ele sabe que precisa mudar, mas é orgulhoso demais para admitir. E cobranças não vão ajudá-lo na decisão de mudança. Críticas, de um modo geral, servem para prejudicar ainda mais a situação. Talvez seu cônjuge esteja esperando palavras encorajadoras, pois está se sentindo inseguro. De acordo com o psicólogo William James, é provável que a mais profunda necessidade humana é a de ser admirado. Dizer coisas positivas sobre seu cônjuge indica admiração. Procure as qualidades dele. Faça com que ele se sinta admirado. Elogie sempre que tiver uma oportunidade. Jamais exponha seus defeitos diante das pessoas, ele se sentirá diminuído.

Advertisement

5. Ele acha que você não tem interesse pelo que ocorre com ele

Falar pra quê? Você não se interessa mesmo.

Ele diz isso a você e involuntariamente você pensa: “Insensível, como pode dizer isso se nem ao menos quer falar do assunto?”. Temos 2 situações: ele diz que você não se interessa e você o acusa de ser insensível. Você já parou para pensar que talvez esteja constantemente ocupada com seus próprios interesses? Involuntariamente, você não está sendo egocêntrica? Em outras palavras, não consegue se colocar no lugar do outro, pois está muito ocupada com seu “eu”.

O que fazer agora?

É preciso coragem para enxergar as próprias limitações. O reconhecimento disso é o primeiro passo para a mudança.

6. Ele acha que você não o respeita

No diálogo, as palavras logo se transformam em gritos e insultos. Para que um relacionamento conjugal seja pleno e duradouro, o casal deve ter respeito mútuo. Respeitar significa demonstrar apreço, a maior consideração pela pessoa. Amar é respeitar. Uma relação não acaba com o divórcio, e sim quando acaba o respeito. Assim como a mulher tem a extrema necessidade de ser amada, o homem tem a de ser respeitado.

Advertisement

7. Ele não a procura mais para o sexo

Um dos maiores medos de um homem é não conseguir satisfazer sua esposa sexualmente. O maior prazer do seu marido é oferecer a você o maior prazer possível. Quando, por algum motivo, ele não a procura para o ato sexual, significa que realmente ele está enfrentando um sério problema, seja com você ou algum tipo de problema de saúde, e então, por medo de falhar na hora da relação, prefere evitá-la. Estar pronto para o sexo faz parte da natureza masculina, no entanto, alguns problemas como impotência após um grande trauma psicológico, ansiedade, estresse, depressão, fadiga e preocupação podem causar impotência sexual. Problemas de saúde, como distúrbio do sistema nervoso e hormonais ou outras doenças. Seja qual for o motivo, ele precisa desesperadamente da sua ajuda. Utilize as dicas dos assuntos anteriores, aproxime-se dele e mostre seu apoio e compreensão para juntos procurarem a ajuda necessária para resolverem esse problema.

As diferenças entre homem e mulher devem ser levadas em consideração, pois cada um é um indivíduo e tem suas próprias limitações. Demonstrar amor e carinho nas mais diversas situações harmoniza e fortalece a relação. Deixar de apontar os erros no outro e buscarem juntos a solução. Aplicando esses princípios, a vida a dois não será um fardo, mas a realização plena, assim como foi instituída por Deus.

Toma un momento para compartir ...

Angela Maria da Silva

Autora Angela Silva.