4 diálogos em família para serem evitados (para o bem de sua família)

Há conflitos que nos cegam. E essa cegueira pode tornar-se em tragédia, portanto, evite estes 4 diálogos para o bem de toda família.

Roberta Preto

Algumas pessoas acreditam saber tudo e querem que todos as ouçam, mas há coisas que devem ser evitadas para o bem-estar da família. Principalmente porque as festas de fim de ano estão chegando, parentes de fora se reúnem, amigos de longa data retornam e há coisas belas e maravilhosas para se viver ao lado dessas pessoas.

Os problemas acumulados podem ser esquecidos por um momento, pois risadas serão dadas, abraços serão oferecidos, refeições deliciosas, boas conversas e momentos prazerosos, isso é o que devemos querer e oferecer às pessoas mais importantes de nossas vidas.

Geralmente, a causa de conflitos ou tensão se originam de uma necessidade, todavia, o verdadeiro conflito ocorre exteriormente, em relação à satisfação de sempre estar certo. Querer estar sempre certo pode afastar as pessoas de sua vida, pense bem se realmente ter razão a todo momento vale o afastamento da família e dos amigos.

Existem 4 diálogos em família que podem ser evitados para o bem-estar de todos. São eles:

1. Crise conjugal

Casamento é cheio de crises conjugais e cabe somente ao casal resolvê-las. Essa história de envolver pai, mãe e sogra é uma atitude imatura por parte do casal e acaba criando mais conflitos.

Advertisement

Outro ponto importante a ser ressaltado: os filhos não podem ser envolvidos e nem assistir as brigas conjugais dos pais, isso provoca sérios danos à saúde mental e emocional dos filhos, portanto, não envolva os filhos nos seus problemas.

2. Futebol

90% de minha família é corintiana e há meus outros parentes, os 10% que são palmeirenses. Nós nos amamos muito, mas quando os dois times se encontram, cada um escolhe assistir ao jogo na sua casa. E o fazemos porque nosso amor é maior que nossas diferenças, já havíamos tentado da outra forma, mas, como houve discussões sérias, decidimos mudar nossas atitudes.

3. Política

Política é um caso sério e absurdo, principalmente quando se trata do Brasil, por isso é preciso cautela para tratar desse assunto. Há alguns meses assisti irmãos e primos se esmurrarem porque um grupo apoiava o PT e o outro os Tucanos. Foi degradante a cena.

A família é tudo, precisamos nos lembrar disso sob quaisquer circunstâncias!

4. Religião

Eu pertenço a uma determinada religião, minha mãe pertence a outra, meu pai não segue nada, mas tem muito respeito por Deus. E meu avô paterno também difere de nossas religiões.

Advertisement

Nos reunimos no Natal e, depois de ficar quase 15 anos sem ver meu vô, ele quis debater religião comigo. No início adorei o desafio, mas meu pai de longe me olhava e, eu conheço bem seu olhar, ele estava me reprovando. Parei de imediato e convenci meu vô a apreciar nossa família e os momentos belos que tivemos ao lado dele.

Quando eu e meu pai ficamos sozinhos, conversamos e ele me disse que sabia que Deus jamais iria estar no meio de contendas. Se as palavras Dele não pudessem ser expressadas pelo amor, melhor não serem ditas. Aprendi com meu pai, uma pessoa que nunca vai à igreja, a jamais discutir religião.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.