6 conselhos absurdos que as pessoas dão sobre casamento

Não dê ouvidos a esses conselhos, caso contrário, os resultados serão os piores possíveis!

Erika Strassburger

Você já deve ter ouvido pelo menos um desses conselhos. Entenda por que eles não são bons como parecem. Na verdade, segui-los pode resultar em desastre total.

1. Amor é tudo o que vocês precisam para dar certo

Os antigos costumavam dizer que o amor é bonito, mas não enche barriga. É uma grande verdade, mas não é só isso. A terapeuta de casais Andrea Watcher diz que para um casamento dar certo é preciso muito mais do que amor. “Os casais precisam de respeito, compatibilidade, boa capacidade de comunicação, humildade, química, aceitação, divertimento e diligência”, entre outras características que podem realmente tornar o casamento sólido.

2. Um bebê irá melhorar sua relação

Diante de um casamento em crise, muitas mulheres, orientadas pela mãe, irmã ou amiga, decidem ter um filho na esperança de que o bebê irá melhorar ou, até mesmo, salvar seu casamento. Mas, de acordo com os especialistas, o que acontece com a chegada de um filho é uma potencialização do que já existe na relação. A terapeuta Olga Bloch disse que se o casal “tiver um bom relacionamento, um filho irá torná-lo melhor, mas, se for ruim, as exigências de um bebê deixarão a situação pior”.

3. Um casamento deve ser 50/50

“Não seja trouxa! Se seu cônjuge não está fazendo a parte dele, você não tem obrigação de fazer a sua!”. Sempre tem alguém de fora dando esse tipo de orientação. Mas são argumentos usados, principalmente, pelos próprios cônjuges.

O terapeuta familiar e de casais Aaron Anderson, disse que é comum marido e mulher cobrarem um do outro: “se você fizer a sua parte, eu faço a minha” ou “não vou fazer a minha parte até que você comece a fazer a sua.” Esse é um exemplo de como “esse tipo de pensamento 50/50 é realmente prejudicial em um casamento”.

Advertisement

Anderson diz que o correto é dar 100 por cento de si no casamento, e não apenas 50. E dar 100 por cento significa dar tudo de si para escutar e acolher as necessidades do cônjuge, para resolver problemas que surgem sem ficar esperando que o outro dê o primeiro passo. Significa querer fazer o casamento prosperar, estando disposto a se sacrificar por isso, não importando o quanto o outro está disposto a se sacrificar. “Quando seu cônjuge perceber que você está dando 100 por cento, ele estará mais propenso a dar 100 por cento também. E uma relação em que ambos estão dando 100 por cento é muito mais feliz do que um relacionamento onde eles estão dando apenas 50 por cento”, conclui o terapeuta.

4. Daremos certo juntos porque os opostos se atraem

Esse tipo de conselho normalmente vem da pessoa que quer se relacionar com você, ou quer permanecer com você. “Vamos lá, vai dar certo! Apesar de nossas diferenças, a gente se ama!” Pode até rolar uma química entre vocês, e vocês até podem se permitir ficar apaixonados, mas quando as borboletas voarem para fora de seu estômago, os problemas começarão (ou se intensificarão), e a parte de vocês mais “pés no chão” irá se questionar se vale mesmo a pena investir nessa relação.

Segundo artigo publicado no site The Telegraph, os cientistas conseguiram provar, depois de alguns estudos, que os opostos não se atraem, pelo menos não para permanecerem juntos. Segundo eles, as pessoas não formam amizades ou relacionamentos com alguém que não possui valores, pontos de vista e opiniões pré-concebidas similares. Chris Crandall, professor de psicologia na Universidade do Kansas, afirmou: “Você tenta criar um mundo social em que se sente confortável, onde tem sucesso, pessoas em quem pode confiar e com quem você pode cooperar para cumprir suas metas.”

5. Se não der certo, é só se separar

Muitas pessoas não querem se dar ao trabalho de consertar uma relação. Preferem se livrar dos problemas, livrando-se do cônjuge. Como se isso fosse fazer os problemas sumirem – ilusão! Separação ou divórcio devem ser descartados, ou tidos como a última alternativa e, de preferência, apenas em casos graves.

Tomo a liberdade de dar dois conselhos que realmente funcionam. O primeiro: seja humilde para reconhecer suas falhas, reconhecer quando está errado e precisa mudar, em vez de se achar o dono da razão e pensar que não tem obrigação de ceder. Segundo: aprenda a ouvir. Ouvir é prestar atenção ao que o outro diz, esforçar-se para compreendê-lo e colocar-se em seu lugar. Esses ingredientes trarão sensibilidade e empatia para seu casamento, e tornarão sua vida conjugal muito melhor.

Advertisement

6. Resolvam seus conflitos antes de dormir

Eu costumava acreditar na teoria de que se um casal não resolvesse seus conflitos antes de dormir, seu amor poderia enfraquecer. Até entender como uma noite de sono pode melhorar nosso humor e refrescar a nossa mente, deixando-nos muito mais relaxados e aptos para tomar decisões que realmente resolvam os problemas.

Sobre isso, o Ph.D e especialista em relacionamentos, Terri Orbuch, disse: “Não é sempre uma boa ideia ficar acordado e resolver suas diferenças. Você pode dizer algo que vai se arrepender. Ter uma boa noite de sono é uma ideia melhor. Você está muito mais propenso a resolver as coisas quando está revigorado na parte da manhã ou mais tarde naquele dia. Você deve voltar e resolver – geralmente dentro de 24 horas”.

Para mais explicações sobre por que uma noite de sono pode salvar seu casamento

Para conselhos realmente SÁBIOS sobre casamento

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.