Cardápio para amenizar os transtornos da TPM

Já imaginou não sofrer tanto com a TPM no próximo mês? Isso é possível seguindo estas dicas:

Michele Coronetti

Considerado um período difícil, a tensão pré-menstrual, conhecida por TPM, prejudica tanto a mulher quanto as pessoas de sua convivência, podendo causar estresse e desentendimento.

Alguns especialistas até classificaram os tipos de TPM como descrito neste artigo. Eles também perceberam que a alimentação influencia no controle dos transtornos causados pelo período.

O Programa Meu Prato Saudável da Universidade de São Paulo em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde apresentou uma lista de alimentos para as mulheres utilizarem durante a TPM, que inicia geralmente por volta de 15 dias após a próxima menstruação. Apesar de cada mulher ter suas características e dos episódios serem diferentes entre si, ingerir certos alimentos suprem as necessidades do organismo específicas do período e diminuem os incômodos.

Deixar de consumir alguns produtos também ajuda grandemente a aliviar os transtornos. São eles álcool, chocolates, café, açúcar, carnes e outros produtos muito gordurosos, conforme descrito na notícia. Evitando estes alimentos, o organismo absorve melhor os nutrientes necessários para manter o equilíbrio e aliviar os sintomas indesejados.

Para o desjejum, o cardápio pode conter:

Advertisement
  • Chás calmantes como camomila e erva-doce; sucos de frutas antioxidantes como abacaxi; leite desnatado; leite de soja.

  • Fatias de pão integral com queijo fresco ou ricota; biscoitos integrais com geleia sem açúcar.

  • Porção de fruta como banana, metade de uma manga ou alguns morangos.

Uma outra opção para esta refeição seria um prato de cereal sem açúcar com aveia e frutas picadas, sementes de linhaça, leite ou iogurte natural desnatado, leite de soja ou suco de laranja.

Lanche intermediário

Uma fruta como pera ou maçã ou algumas castanhas ou nozes ou ainda meio abacate amassado com aveia.

Advertisement

Almoço

Salada com legumes cozidos ou crus, bem colorida com alface, brócolis, cenoura, beterraba ou repolho roxo acompanhada de arroz integral, feijão ou outro grão como lentilha ou grão de bico e peixes como sardinha ou salmão, ricos em ômega 3.

Para o lanche da tarde a escolha pode ser por um destes:

  • Um pote de iogurte.

  • Uma fruta como maçã, pera ou banana.

  • Algumas bolachas integrais ou fatias de pão com tofu ou margarina light.

    Advertisement

Jantar

Um prato de salada com alface e tomates, couve refogada ou espinafre cozido, arroz integral e feijão ou outro grão, porção pequena de batata assada (de preferência com a casca) e uma omelete com abobrinha e cebola.

Ceia

Um copo de suco verde feito na hora.

Estes alimentos e seus semelhantes reduzirão a ansiedade, elevarão o humor e ainda proporcionarão um melhor equilíbrio hormonal, controlando o estrogênio. Aquela famosa vontade por chocolate não se manifestará devido à ingestão dos outros alimentos, mais naturais e saudáveis.

O inchaço típico também poderá desaparecer com a ingestão do suco verde, desintoxicante poderoso e adepto de muitas mulheres não só para o emagrecimento, mas para controle do estresse pessoal.

A prática saudável se refletirá em bom rendimento no trabalho ou estudos, tanto durante o período que antecede a menstruação quanto nos restantes, equilibrando humores, cargas hormonais e afastando desconfortos e dores tão típicos da TPM.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.