8 coisas que uma nora nunca deve fazer

Saiba que você, na posição de nora, não é superior à sua sogra e nem ela é a você.

Fabiana Sesmilo de Camargo Caetano

Ouve-se por aí que a maioria dos casais tem problemas com a sogra. Neste caso, as mulheres sofrem um pouco mais por acreditarem que podem ser superiores a ela. Para construir um relacionamento mais saudável com a sogra, aqui estão pequenas posturas necessárias para mudar sua forma de conviver com a mulher que você pensava (ou pensa) ser a sua inimiga. Você, como nora, jamais deverá fazer os atos citados abaixo.

1. Comparar a sogra com a sua mãe

Apesar de terem idades parecidas ou terem hobbies em comum, a sogra não será como a sua mãe, elas foram criadas em famílias e ambientes diferentes. Por exemplo, a comemoração de datas especiais para a sua sogra talvez não seja tão importante quanto é para a sua mãe, ou vice-versa.

2. Contar todos os defeitos do filho dela

Nunca conte para a mãe de seu marido que ele deixou de fazer ou fez algo que você não aprova. Ela já sabe os defeitos dele. Fazer comentários sobre isso poderá parecer fofoca, poderá desagradar sua sogra e potencializar o problema entre vocês duas.

3. Falar mal da sogra para o marido

Você casou-se com um adulto, ou seja, perante a lei está apto a contrair matrimônio. Comentar coisas desagradáveis sobre a mãe dele gera uma situação de que “ela não soube te criar”.

Se chegar ao conhecimento da sua sogra que você fala mal dela ao filho, certamente está jogando lenha na fogueira. Em vez disso, procure focar e falar ao seu marido apenas o que a mãe dele tem de positivo.

Advertisement

4. Ignorar a experiência dela

Aproveite as dicas que a sua sogra dá a respeito da criação do filho dela. Nas entrelinhas, com certeza, você conseguirá abstrair algo para agradar o seu marido. Como, por exemplo, um bolo que ela fazia para o filho quando ele era criança, ou ainda, um tipo de comida que ele gosta em dias de folga.

5. Impedir o marido de visitar a mãe

Vocês estão casados, mas ele não pode abandonar a mãe dele. Talvez ele nem sinta a falta dela, mas é seu papel de nora lembrá-lo de ligar ou passar na residência para ajudá-la em algo. Se, por outro lado, as visitas são abusivas e atrapalham o seu casamento, converse francamente com o seu marido. Porém, nunca o impeça de visitá-la.

6. Acreditar que a sogra é sua inimiga

Todas as situações e comentários que a mãe de seu marido fizer podem parecer insultos, porém, não veja sempre por este viés. Algumas situações têm que ser relevadas, vocês poderão se tornar amigas. Conheça e avalie a história bíblica de Rute, uma nora que soube respeitar a sogra e assim foi recompensada por esse amor. Quando se aprende a amar, as coisas são mais fáceis.

7. Deixar de ter empatia pela sogra

Algumas mulheres criticam tanto a sogra e nunca pensaram que um dia poderão se tornar uma. Quando formamos uma família, já levantamos as hipóteses de filhos e netos. Ora, dessa forma, logo você também será sogra um dia! Com quais situações você terá que lidar com a sua nora? Você será vista por ela como uma “boa sogra”? Talvez não, por esse motivo ter bom senso ajuda no processo de convivência e colocar-se no lugar dela poderá resolver alguns problemas.

8. Deixar de pedir perdão

Juntando ao que foi comentado anteriormente, uma mulher amargurada pode estragar a família inteira e o fato de pedir perdão para a sogra poderá conduzi-la ao ato de humildade. Lembrando que a mágoa pode crescer ao ponto de atrapalhar o casamento.

Advertisement

Saiba que você, na posição de nora, não é superior à sua sogra e nem ela é a você. Na verdade, vocês têm mais coisas que as atraem do que as divergem. Afinal, amam o mesmo homem de maneiras diferentes. Isso é favorável ao relacionamento familiar saudável.

Toma un momento para compartir ...

Fabiana Sesmilo de Camargo Caetano

Fabiana Caetano é casada, sonhadora, mãe de dois lindos meninos, apaixonada pela vida, pela escrita e pela leitura. Formada em Letras para conciliar hobby e trabalho. Acredita que o conhecimento traz a liberdade de pensamentos.