Conheça as doenças mais comuns que ocorrem na infância

As doenças mais comuns na infância não devem assustar nenhuma mãe, mas toda boa mãe deve vigiar bem sua criança, quando essas se manisfestarem, pois elas podem ser comuns, mas não deixam de ser perigosas.

Roberta Preto

Toda criança será acometida de uma doença ou outra. Algumas são cruciais e até nos fazem implorar aos céus para salvar nossos filhos. Sei disso porque sou mãe e precisei passar por muitos desafios na infância do meu filho. No entanto, pude aprender muitas coisas, dentre elas que há doenças comuns que toda criança passa que logo vai embora, quando se é tratada.

As doenças mais comuns na infância de nossos bebês são dores de garganta, gripes, resfriados, alergias, desidratação… Essas estão entre as mais tradicionais e não são surpresa para quem é marinheiro de primeira viagem como eu fui; porém, há aquelas que abalam qualquer mãe, porque sabemos que quando não vigiadas com muita cautela, podem até roubar a vida de nossos filhos.

Otite

A otite é uma infecção no ouvido da criança que pode ser originada da garganta.

Conforme o site Br. Guia Infantil “Os vírus e bactérias chegam ao ouvido médio através da trompa de Eustáquio. A infecção do ouvido médio produz o acúmulo de pus e fluidos que pressionam sobre o tímpano ocasionando dor e perda da audição na criança.”

Catapora

A catapora é uma doença que atinge muitas crianças na infância, ela é causada pelo vírus do herpes autoimune, o vírus permanece no organismo criando uma imunidade. A catapora só deve ser tratada com medicamentos para febre, pois não há um remédio específico para combatê-lo.

Advertisement

Contaminações

Alimentos contaminados e água parada estão sempre infestados de parasitas, vírus e bactérias que quando ingeridos invadem o organismo da criança provocando dores, vômito, flatulência e a famosa “diarreia”, que para muitos adultos, a diarreia é um sintoma comum. Todavia, ela é uma das principais causas de morte de crianças no Brasil, por causa da diarreia a criança torna-se desidratada, quando isso ocorre, a situação dessa criança tornou-se alarmante.

De acordo com o site Revista Crescer “Fundamental em todos os casos, o tratamento inclui a ingestão de 50 a 100 mililitros de soro caseiro por dia (para um litro de água, adicione 3,5 gramas de sal e 20 g de açúcar) e um cardápio rico em alimentos de fácil digestão, como legumes, verduras e frutas. O leite materno ajuda na recuperação.”

Sarampo

O sarampo é considerado contagioso, causado por vírus, provoca infecção no sistema respiratório. Sua transmissão é através de gotículas expelidas através da tosse e pelo espirro de quem esteja infectado. A melhor forma de tratar a doença é repousando e remédios para febre.

Rubéola

A rubéola é transmitida por um vírus similar ao sarampo. Os meios de transmissão são bem parecidos e também provoca muita febre. Apesar de comum, ela pode ser perigosa na gestação, provocando malformações congênitas ou o feto pode morrer.

Caxumba

A caxumba é um vírus que é transmitido através da respiração e que provoca uma inflamação das glândulas salivares parótidas, glândulas essas que são responsáveis pela produção da saliva. Não há tratamento específico para a caxumba, apenas o repouso, aguardando que “o vírus se manifeste e o quadro melhore.”

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.