10 coisas que um filho precisa de seu pai

Todo menino precisa de um pai responsável para ensiná-lo. Mostro, aqui, dez coisas que todo filho precisa do pai.

Erika Otero Romero

Não há trabalho mais difícil do que ser pai ou mãe. Se você concorda comigo, é possível que reconheça que seria muito mais fácil se toda criança nascesse com um manual de como criá-la. Mas, como não é assim, digamos que a paternidade seja algo aprendido ao longo do caminho.

Apesar disso, uma coisa é certa: todas as crianças, independentemente de como são ou em que época nasceram, precisam de algo em comum: amor. Algo que muitos homens acham um pouco difícil de dar, mas, é claro, que não é impossível.

Todavia, há 10 coisas que todo menino ou rapaz precisa do pai e hoje vou compartilhá-las com você:

1. Uma imagem paterna

Apesar de muitas pessoas acreditarem que a imagem do pai não é importante para a educação dos filhos do sexo masculino, devo dizer que não há posicionamento mais equivocado do que este. A criança precisa se identificar com alguém do mesmo sexo, pois começa aí a construção de sua própria identidade.

2. Um herói digno de ser imitado

O menino vai observar, desde o início, a maneira como o pai enfrenta o dia a dia com seus triunfos e fracassos. Ele vê como, apesar da doença ou do mau tempo, seu pai dá a cara a tapa perante a vida. Ele também percebe como seu herói faz com que seu núcleo familiar seja respeitado e valorizado, tendo, assim, seu pai como um super-herói digno de ser admirado.

Advertisement

3. Um educador que transmite valores

Junto com a escolha de se tornar pai vem a escolha de ensinar. A casa é a primeira escola de uma criança, e seus pais, seus primeiros professores. Com o pai, ele aprende respeito, honestidade, a virtude do trabalho, paciência, caridade, lealdade e muitas outras lições. Portanto, todo homem digno deve prestar atenção na forma como se relaciona com a esposa, os filhos e outros parentes, porque seus pequenos imitadores observam-no com toda atenção.

4. Amor

Como toda criança, ele precisa de abraços, carinho, brincadeiras, atenção do pai. Há muitas maneiras de expressar amor e o menino precisa saber que é amado. Esse amor não deve ser expressado apenas de forma oral, mas demonstrado com atos afetivos.

5. Disciplina

Se um pai ama seu filho, ele corrige seu caminho, e o faz antes que seja tarde demais. É dever de um pai fazer isso, para que, quando adulto, seu filho seja um homem excelente e um bom exemplo para seus próprios filhos.

6. Proteção

Um menino, no início, não consegue se defender das dificuldades da vida, portanto precisa ser protegido e afastado do perigo, algo que acaba sendo deixado para o seu pai. Pouco a pouco, o pequeno vai assimilando o que seu pai lhe ensina e acaba conseguindo se proteger sozinho das dificuldades da vida.

7. Liberdade

Ao lhe dar ferramentas através de uma boa criação e do exemplo, o pai pode dar-lhe a liberdade de escolher seu próprio caminho. Não importa quantos erros ele cometa, com a orientação e a disciplina dos pais, serão mostrados a ele os diferentes caminhos na vida e as sábias escolhas que ele pode e deve fazer para ser feliz.

Advertisement

8. Segurança

Os homens são mais pragmáticos e costumam ir pelo caminho mais seguro. Por isso, é necessário que o pai se mostre como alguém que não vacila ao tomar uma decisão. Ao fazer isso, dará ao filho um ensinamento valioso que lhe permitirá fazer escolhas, sem hesitar, nos momentos mais importantes da vida.

9. Independência

Um pai responsável deve ensinar ao filho, desde pequeno, diferentes tarefas. Um exemplo disso poderia ser designá-lo para lavar o carro da família de vez em quando, arrumar o quarto e muitas outras tarefas que o deixem livre. Obviamente, sem exigir do menino mais do que ele é capaz de dar, de acordo com sua idade e habilidades; caso contrário, ele acabará dependendo dos pais até mesmo para escolher que roupa usar quando for adulto.

10. Um amigo

Um pai nunca deixa de ser pai, mas quando o filho se torna adulto, não precisa mais tanto do pai, mas de um amigo em quem confiar, com quem compartilhar experiências e construir memórias.

Lembre-se de que seu filho sempre precisará do pai. Você é o exemplo que ele tem para seguir. E quando você partir desta vida, continuará vivo naquilo que lhe ensinou e em suas memórias e experiências. Essa é a forma em que você se projetará na eternidade.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 10 cosas que un hijo necesita de su padre

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.