Uma supermãe também precisa da ‘Fortaleza da Solidão’

Descobri, no dia a dia, que é muito fácil ser feliz e desfrutar a maternidade. Eu lhe conto aqui como conseguir.

Maia Fernandez

Você é mãe. Supermãe. Você passa o dia correndo, preparando comida, trocando fraldas, atendendo às necessidades dos filhos. Além disso, no tempo livre, você providencia para que seu casamento são seja negligenciado e pensa em todos os detalhes para que cada dia seja melhor.

E quando é que você pensa em si mesma? Você vai dizer que não tem tempo, que seria egoísmo, que tem muito a fazer. No entanto, ao longo do dia, você ouve uma voz interna lhe pedindo outra coisa: descanso. Seu corpo começa a apresentar dormências por falta de exercícios e a energia não circula, resultando em fadiga e estresse.

A natureza é sábia, e é fundamental ouvir seus pedidos. Não apenas pelo próprio bem-estar, mas pelo de toda a sua família. Além disso, um dia seus filhos irão crescer, e se você não cultivar uma vida própria, mais cedo ou mais tarde sentirá um vazio por causa da ausência deles.

Em vez disso, é muito útil gastar pelo menos dez minutos por dia fazendo algo que a faça se sentir bem, alguma atividade produtiva, hobby ou negócio para ganhar um dinheiro extra se você não trabalha fora. Assim, você verá que sua energia muda e começarão a aflorar sentimentos e pensamentos positivos.

Leia: Colocar os filhos para dormir cedo ajuda a saúde mental das mães

Advertisement

Se nosso corpo não está em boas condições, não conseguimos enfrentar os desafios da vida, crescer espiritualmente e educar nossos filhos.

Ao adotar uma mentalidade mais alerta e atender às suas necessidades individuais e internas, você verá como o ambiente muda 

Você pode começar colocando estas três dicas em ação:

  • Leve em consideração os sinais que seu corpo envia. Não chegue ao ponto de doenças acabarem se manifestando. Dê atenção às suas pequenas enfermidades, desconfortos e mal-estares. Algo está lhe dizendo que alguma coisa precisa mudar.
  • Cuide de si como você cuida da família. Faça alguns mimos para si mesma. Ande bem-arrumada, pois isso também melhora o ânimo. Relaxe por alguns minutos (se for necessário, sente-se no vaso sanitário e feche os olhos, observando sua respiração. Você vai notar seu humor mudar).
  • Mantenha os pensamentos negativos bem longe. Quando um pensamento negativo aparecer, não o reprima nem se identifique com ele. Analise-o. Mentalize que não é real, não é a verdade. Lembre-se de que a vida é maravilhosa, e deixe-o passar longe.

Faça o teste e verá que, em um piscar de olhos, você:

  • Verá os problemas de uma perspectiva mais ampla e será capaz de encontrar soluções com mais facilidade.
  • Começará a se sentir melhor e sua autoestima aumentará.
  • Desfrutará melhor a companhia de seus entes queridos, pois terá saboreado a magia do silêncio e da solidão.
  • Viverá cada momento com mais alegria, apreciará a vida em todo o seu esplendor e se conectará com os milagres que acontecem todos os dias.

Leia também: 5 mitos sobre a maternidade para deixar de lado

A maternidade é um desafio diário, e é preciso estar em harmonia para enfrentá-lo. Se você dedicar dez minutos por dia a si mesma, será um investimento do qual toda a sua família irá se beneficiar.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Súper mamá tambíen necesita su Fortaleza de la Soledad

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Maia Fernandez

Maia Fernández mora na Argentina. Considera fundamental a educação das crianças e a arte como parte insubstituível disso.