Uma dica milagrosa para ajudá-lo a passar o dia

Sabemos que a vida é cheia de problemas, mas, prefiro os problemas da vida à paz da morte.

Stael Ferreira Pedrosa

Os dias logo se tornam semanas, semanas se transformam em meses, meses em anos tão rápido. Não temos tempo para fazer o que queremos, deixamos para amanhã, anotamos na agenda, postergamos.

Os filhos crescem, as coisas se estragam, envelhecemos, os problemas continuam.

Repetimos os mesmos velhos erros, nos afligimos: o dinheiro não vai dar – primeiro as contas – poupe para o futuro.

Essa é a vida da maioria das pessoas no planeta. É a nossa vida. Se não nos dermos conta passaremos pela vida sem viver.

Tenho experimentado uma maneira de viver a cada dia que tem sido de grande valor que é:

Advertisement

Viva o presente, o passado está morto e o futuro ainda não nasceu.

Por que essa dica funciona?

1. Passado

Inúmeras pesquisas indicam que o estado mental é decisivo na qualidade de vida. Viver preso a erros ou alegrias do passado é nocivo ao seu presente e fator de depressão. Prefiro tratar o passado como um sonho. Meu pai sempre dizia que preferia esquecer seus sonhos, pois se eram bons, ele sofria ao acordar, se eram ruins, ele sofria a ponto de acordar. Nunca me esqueci disso. Trate o passado como um sonho. Apenas aprenda com ele e siga em frente. Todos trazem uma bagagem do passado, mas não devemos carregar fardos inúteis.

Como diz Oprah Winfrey: “Tudo o que alguém fez para você no passado não tem poder sobre o presente. Só você lhe pode dar esse poder.”

2. Futuro

Focar no futuro é postergar o seu presente. É viver fora do tempo. Quando comento isso com as pessoas costumo ouvir frases do tipo: “Mas, você deve planejar seu futuro.” “Você deve trabalhar agora para o seu futuro.” “E as metas? Não é criar o futuro?”

Então eu respondo: sim, sim e sim. Estão certos. Eu não digo que não devemos planejar ou construir um futuro. Eu digo que não devemos viver lá, no futuro. Viver no futuro gera ansiedade.O psiquiatra australiano Aubrey Lewis descreveu a ansiedade como “um estado emocional com a qualidade do medo, desagradável, dirigido para o futuro, desproporcional e com desconforto subjetivo”

Advertisement

Quais são os sinais de que se está vivendo no futuro?

  • Ansiedade ou medo do que virá

  • Guardar coisas que poderia usar hoje para o futuro

  • Focar a felicidade no futuro: “Quando eu tiver…”, “Quando eu comprar…”, “Quando eu me formar…”, “Quando me casar…”, etc., serei feliz.

3. Presente

É onde a vida está. É onde tudo está. O foco no presente é parte da terapia em grupos como alcoólicos anônimos. A frase: “Só por hoje…” é um estímulo diário para quem sofre. Afinal é disso que a vida é feita – de intermináveis hoje.

Advertisement

O foco no presente ajuda a viver mais um dia

Só se vive um dia de cada vez. É muito difícil enfrentar problemas para o resto da vida. Então limite seus problemas ao hoje. Só por hoje eu vou trabalhar, só por hoje eu vou ter paciência com meus filhos, só por hoje vou ser gentil com meu cônjuge, só por hoje eu vou me conter, só por hoje… (Complete com seu problema).

Ah, mas amanhã o problema vai estar lá de novo. Sim, mas deixe para se preocupar com ele amanhã. Talvez não esteja mais, quem sabe?

O que ajuda a ter consciência do presente:

Prestar atenção na sua respiração

Às vezes nos damos conta de que quase não estamos respirando. Só o suficiente para nos manter vivos. Dê uma inspirada longa e profunda. Respirar já lhe traz para o presente.

Concentrar-se

É muito comum que as pessoas se dispersem ao fazer um trabalho, conversar com alguém ou em atividades com outros, porque sua mente está no passado ou no futuro. Concentre-se no que faz agora. Concentre-se nas pessoas e nos momentos. Ouça atentamente, viva intensamente. Quando estiver em um momento feliz, concentre-se nele. Não deixe que as preocupações lhe impeçam de vivenciar o bom da vida.

Advertisement

Estabelecer um tempo para “preocupar-se”

Todos têm problemas que precisam ser resolvidos, mas não precisam ser absorvidos. Tire um tempo para pensar no que precisa ser resolvido, trace metas e cumpra-as o melhor que puder, em seguida esqueça os problemas e viva.

O que os sábios dizem a respeito

Jesus: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir.”

Apóstolo Paulo: “Não andeis ansiosos por motivo algum (…). E a paz de Deus, que ultrapassa todo entendimento, guardará o vosso coração e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.”

Buda: “O segredo da saúde, mental e corporal, está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas, viver sábia e seriamente o presente.”

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.