Sorria bastante, viva mais e muito melhor!

“Para quê levar a vida tão a sério”, pergunta Elbert Hubbard, “se a vida é uma alucinante aventura da qual jamais sairemos vivos?”

Luiz Higino Polito

Não é de hoje que se sabe que quem ri mais, vive mais. Até na Bíblia encontramos que “O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos” (Provérbios 17:22).

Uma das minhas seções favoritas da revista mais lida no mundo era “Rir é o melhor remédio”. Quantas histórias engraçadas e verdadeiras eu li nessa revista durante a minha vida toda, desde muito jovem. Nessa revista eu aprendi também que jamais devemos nos aborrecer com pequenas coisas.

Claro que na vida nem tudo são flores, embora “quem ame a rosa, suporte os espinhos”. Também já foi dito por alguém que quem consegue “rir de um problema já o superou pela metade”.

Todos nós gostamos de gente alegre, que sabe contar boas piadas, que ilumina qualquer ambiente. E ninguém gosta de pessoas que só sabem reclamar, e vê defeito em tudo.

Leia: 6 atitudes para incluir bom humor no seu dia a dia

Advertisement

“Ria”, disse Ella Wilcox, escritora e poeta, “e o mundo inteiro rirá com você; chore, e você chorará sozinho”. Ella Wilcox sabia mesmo das coisas…

Quem ri mais, vive mais

Não é piada não. Quem ri mais, vive mais, pois existe até uma terapia chamada Risoterapia. Essa terapia existe há mais de 60 anos, mas ficou mais conhecida depois do filme de 1990, chamado Patch Adams, onde é contada a história de um médico que usou o riso para ajudar na cura de seus pacientes.

Por que o riso faz bem à saúde? Num artigo de um site sobre saúde, uma terapeuta chamada Cintia, diz que “Quando uma pessoa consegue rir de si própria, as possibilidades de superação aumentam muito”, e o psicanalista Arnaldo Domínguez, professor do Centro de Estudos Psicanalíticos de São Paulo, diz que “Rir faz bem quando nos permite relaxar frente à dor de existir. Não levar tão a sério a vida, desfrutando das ridículas palavras recalcadas que nos atormentam desde o inconsciente é um ato responsável”.

Numa pesquisa de uma Universidade do Missouri, EUA, os pesquisadores concluíram que satirizar situações em ambientes de trabalho pode ajudar muito a unir as pessoas. Também concluiu que os homens se acham mais engraçados que as mulheres, e que as mulheres gostam muito de homens que as façam rir.

Portanto, homens, aprendam a ser engraçados, se querem conquistar alguma mulher que estejam interessados! Com a internet e um pouco de boa vontade, qualquer um pode aprender boas e sadias piadas, para contar em qualquer ambiente.

Advertisement

Leia: Riam juntos: 5 dicas para alegrar o seu relacionamento

Evite excessos

Tudo, porém, tem um limite. Querer ser engraçado demais pode fazer efeito contrário, por isso usar “Semancol” de vez em quando faz bem à saúde também.

Quando eu era criança, odiava quando os adultos apertavam a minha bochecha tentando me agradar, e diziam: “Que bonitinho!”.

Depois de adulto, eu não gostava quando alguém pegava o meu violão de estimação e respondia quando eu lhe perguntava se ele sabia tocar: “Eu arranho” – Por que então ele não ia arranhar a avó dele, em vez de querer “arranhar” o meu violão?

A segunda história é brincadeira, embora eu tenha mesmo um violão de estimação. A primeira, porém, é verdadeira. Não apertem a bochecha das crianças, pois a maioria não deve gostar.

Advertisement

Todo mundo gosta de uma boa piada

Quem não gosta de ler ou ouvir uma boa piada? Quantos humoristas pelo mundo afora não ganham a vida fazendo os outros rirem?

Os bons humoristas, assim como os palhaços de circo, aprendem cedo uma coisa muito importante: não fazer graça com os outros, mas consigo mesmos. Têm muitas pessoas que não gostam de ser constrangidas com piadinhas. Têm até pessoas que gostam de fazer piada com todo mundo, mas quando alguém faz piada com elas, ficam ofendidas!

Treine em frente ao espelho se você tem dificuldade para contar piadas. Com o tempo, vai ficando mais fácil e você verá que as pessoas gostarão mais de sua companhia.

Para encerrar, termino com uma piada que está no livro de Pedro Bloch, chamado “Criança Diz Cada Uma¹”, de 1958:

Paulinho, neto de Álvaro Moreyra, tinha cinco anos quando…(estando ele sentado) no muro conversando com o garotinho da casa vizinha, um deles pergunta:

Advertisement
  • Você sabe por que as crianças nascem sempre de noite?

  • Não.

  • Eu acho que é porque de noite as mães estão sempre em casa.

Assista: Duvido você não rir com esse bebê que ri de tudo o que o pai faz

Portanto, ria sempre mesmo que seja para fazer menos exercício do que ficar com a cara feia. Porque usamos menos músculos para sorrir do que para sermos carrancudos.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!