Somente uma pessoa independente faz estas 8 coisas todos os dias

Como definir uma pessoa independente? Pode-se dizer que é alguém que não depende de outros para cuidar de si e suas necessidades.

Stael Ferreira Pedrosa

Como definir uma pessoa independente? Pode-se dizer que é alguém que não depende de outros para cuidar de si e suas necessidades e que está apto a assumir as responsabilidades por suas próprias decisões, levando em consideração o outro e o ambiente comum.

A independência é gradual. Começamos na infância ao fazer algumas coisas por nós mesmos como pedir alimento, locomover-nos por conta própria e vamos desenvolvendo através das habilidades conquistadas.

Porém, no sentido mais amplo, independência vai além da capacidade de nutrir-se, trabalhar, etc. Independência também envolve alguns sentidos mais subjetivos como autossuficiência espiritual e emocional.

Por isso, se você deseja ser alguém que tomou as rédeas da própria vida, saiba como costumam agir as pessoas independentes todos os dias.

1. Não se vitimizam

Pessoa independente sabe que é autora do seu destino e não se permite ser vítima dos outros ou das circunstâncias. Se algo não deu certo, ela tenta outra vez; se alguém lhe fez algum mal, ela não fica remoendo e com pena de si mesma. A pessoa, perdoa, esquece, ignora e toca a sua vida.

Advertisement

2. Cuidam de suas responsabilidades

Geralmente a pessoa independente sabe de suas responsabilidades diárias e as cumpre. Seja consigo mesma ou com os outros, com o trabalho, etc. Responsabilidade é algo que jamais é negligenciado.

3. Cuida da própria saúde

Uma das maneiras de ser dependente é precisar que outros cuidem de você enquanto está doente. Portanto, ser independente inclui cuidar da própria saúde, ter uma alimentação saudável, fazer exercícios diários, evitar os excessos e substâncias prejudiciais.

4. Organiza suas finanças

A cada dia o independente sabe que deve cuidar do que tem e do que recebe. É zeloso com seus bens, poupa para comprar o que precisa, ou para períodos difíceis. Ela investe no que pode dar retorno e não troca a gratificação imediata por benefícios de longo prazo.

5. Não tenta se livrar de suas culpas

Todos cometem erros, e a pessoa independente sabe e não tem a pretensão de ser infalível ou perfeita. Ela aceita seus erros e se responsabiliza por eles sem culpar terceiros. Ela faz o possível para consertar o que pode ser consertado ou restaurar o que foi perdido. Ela sabe desculpar-se e aceitar desculpas.

6. Tem autoestima

A pessoa independente não necessita a cada dia da aprovação de outros, seja por sua aparência, sua habilidade profissional ou mesmo emocional. Não se baseia na opinião dos outros para avaliar a si mesma. Conhece tanto seu potencial quanto seus limites e busca crescer sempre.

Advertisement

7. Tem amigos

Sim, isso também é característica das pessoas independentes, ela tem amigos, pois seu modo de viver atrai as outras pessoas que estão na mesma sintonia. Como a pessoa independente não vive se comparando a outras, ela não sente inveja, ciúmes e nem faz fofocas. Ela não usa de trapaça para subir na carreira. Ela não se sente melhor que os outros e nem pior. Ela sabe seu valor e trata os outros da mesma maneira.

8. Mostra gratidão

A pessoa independente é amadurecida, não se sente vítima, tem amigos e familiares que a ajudam e sabe reconhecer o bem que recebe. A gratidão é uma das maiores características da pessoa que não depende de ninguém para ser feliz, mas ama contar com os amigos, a família e todos aqueles que a querem bem para dividir os problemas, as soluções, as tristezas e as alegrias. Porque, afinal, ser independente é uma coisa, ser uma ilha é outra.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.