Seja mais feliz com sua família. Como tirar a ira de suas vidas

Se você sente medo, temores, frustrações ou se ofende e fica calado, você irremediavelmente começará a sentir ira. Aqui estão alguns conselhos para evitá-la.

Adriana Acosta Bujan

Já lhe aconteceu, durante uma atividade da qual estava gostando bastante, de você deixar de participar porque causava irritação ou incômodo em seu marido ou filho e não sabe o que pode ter causado isso? Ou vice-versa: sua família faz coisas que a incomodam e você prefere calar-se para evitar uma discussão?

Em muitas ocasiões o ressentimento, as frustrações e as ofensas se acumulam até que não se pode mais controlar e a ira transborda, causando mal à sua família e ao seu próprio organismo. A ira é um sentimento que, conforme se acumula, faz com que se aja com violência ou fúria.

Para poder controlá-la sem chegar a afetar qualquer relação, ofereço esses conselhos com a segurança de que lhe ajudarão a resgatar-se e desalojar para sempre este inimigo que vive em você.

1. Não abrigue ressentimentos

Se você sente que guarda ressentimentos no coração, é hora de expressá-los e não guardá-los mais, porque a pessoa que vive ressentida explode ante qualquer coisa que é dita ou feita, propiciando uma discussão. Comunique-se com sua família sem temor, lembre-se de que a sinceridade e a honestidade são valores que fortalecerão a relação.

A melhor maneira de fazê-lo é expressar-se no momento em que passa por uma situação que não lhe agrada. Recomendo-lhe a não deixar passar muito tempo e dizer logo o que sente. Isso melhorará a comunicação com sua família.

Advertisement

2. Não acumule frustrações

Se você tem mau humor, é insensível, mostra-se negativa a todo momento e sabe que sua atitude passou de amável para desagradável no geral, é provável que você termine envenenando sua família também. A amargura que está em você contaminará inevitavelmente os membros da família e talvez ainda mais recrudescida.

Se deseja manter unidas as pessoas que a amam, você deve refletir sobre sua vida. Tome um tempo para si e peça perdão àqueles que você considera que tenha feito algum mal. Reconhecer os erros é uma grande virtude, que com certeza a fará sentir-se feliz e aliviada de tanta carga negativa.

3. Não guarde ofensas

Quando se está irritado, é muito fácil ofender as pessoas que amamos, isso pode acarretar problemas muito profundos em uma relação. Portanto, não deixe que esses sentimentos o controlem. Pense que suas palavras podem ferir e que são poderosas quando ditas às pessoas que você ama.

4. Busque soluções

A melhor maneira de se sentir bem diante da raiva é pensar sempre em uma solução diante de qualquer problema ou situação. Quando expressar seus sentimentos, ofereça sempre soluções e abra o coração para o diálogo. Lembre-se de que nem sempre é possível fazer o que você pensa ser o melhor. Por isso, aprenda a buscar alternativas.

5. Reflita sobre a raiva

A melhor maneira de aprender a controlar a ira é reconhecer nossos erros, mudar nossos pensamentos negativos para positivos e não ser egocêntricos. Tenha sempre em mente que você pode controlar esse sentimento. Busque fazer com que a razão domine seu coração.

Advertisement

Se você se reconhece nessas linhas, comece a trabalhar agora mesmo na busca de soluções para seus problemas de ressentimento, frustração e ofensas, para evitar que a ira venha à tona como a constante sabotadora de toda a beleza que rodeia sua vida e sua família.

Aproximar-se de seu eu verdadeiro lhe permitirá aproximar-se dos outros. Aceitar que todos somos diferentes e nossos valores são diferentes lhe ajudará a compreender melhor quem você é como mãe, esposa e núcleo de sua família.

Agora, se for difícil e você se sente sem forças, recorra a um dos melhores especialistas: seu marido, que a abraçará e lhe dará seu amor. Também pode buscar essa força em seus filhos, que lhe darão um sorriso e um beijo, pois, para erradicar a ira de seu lar, não há nada melhor que o amor e a compreensão familiar.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Sé más feliz com tu família. Como sacar a la ira de sus vidas.

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.