Segundo estudo, pessoas que ficam vermelhas de vergonha são mais confiáveis

Com certeza você conhece alguém que fica com rubor no rosto em momentos de timidez.

Renata Finholdt

Você é do tipo que fica com o rosto e pescoço todinho vermelho quando passa uma vergonha ou se sente intimidado por algum motivo? Se sim, já deve ter pensado nessa reação de seu corpo como algo que lhe incomoda ou causa ainda mais constrangimento, não é mesmo?

Mas, na verdade, este sinal que seu corpo transmite através do rubor da face é uma grande qualidade, segundo estudos recentes.

Segundo o jornal, Journal of Personality and Social Psychology, realizador da pesquisa, os resultados obtidos são bastante favoráveis para pessoas que ficam vermelhas diante de um constrangimento, esta reação involuntária é uma forma de sinalizar a outras que aquela é uma pessoa confiável e generosa.

Sessenta universitários foram analisados na fase de pesquisa, e gestos habituais em momentos de constrangimento, tais como sorrir com as mãos na boca, rubor no rosto e olhar voltado para o chão salientam pessoas dignas de confiança e, portanto, esses gestos não precisam ser disfarçados e nem motivo de maior constrangimento.

Na verdade, essa reação de rubor se trata de uma descarga de adrenalina ocasionado em um momento de constrangimento. Essa adrenalina dilata os vasos sanguíneos do rosto e causam então o conhecido vermelhidão nesta região.

Advertisement

Se mesmo sabendo os resultados positivos desta pesquisa o rubor em seu rosto a cada vez que você se sente intimidado lhe incomoda, há algumas formas de prevenir toda essa vermelhidão:

Cultive a autoconfiança

É preciso acreditar em si mesmo. Você deve ser seu maior fã e permitir que todo seu potencial seja exercitado.

Relaxe

A ansiedade é uma de suas principais inimigas. Quanto mais ansiosa estiver, mais rubor em seu rosto surgirá. Desta forma, o melhor a fazer é procurar relaxar. Se você já sabe ou prevê algo diferente a sua frente esteja preparada e relaxada para encarar a situação com a maior naturalidade possível.

Terapia

Se mesmo com todas as técnicas você ainda se sente incomodada, pode buscar auxílio em uma terapia. Conhecendo a si mesma é possível melhorar em alguns aspectos e aos poucos progredir alcançando os resultados desejados.

Não se cobre

Assim como você, muitas pessoas passam pelo mesmo sintoma, ele é muito mais comum do que você imagina. Evite se cobrar demais e se afastar das pessoas e da sociedade devido a esta característica. Lembre-se, segundo a pesquisa, você é uma pessoa generosa e confiável, qualidades muito boas, você não acha?

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.