Se sua filha/filho tem cabelos cacheados, não faça estas 3 coisas

Se sua filha/filho tem cabelos cacheados, ajude-os a cuidar deles e sempre se refira a eles de maneira positiva para ajudá-los a desenvolver sua autoestima.

Stael Ferreira Pedrosa

Ter cabelos cacheados em um mundo que nos ensina a alisar os cabelos pode ser complicado. Felizmente, estes conceitos midiáticos que dita como todos devem ser iguais está mudando, ainda que lentamente. Hoje em dia já se vê modelos de todas as idades e formas físicas, campanhas pelo resgate da beleza natural e aceitação do envelhecimento, entre outras campanhas que certamente tendem a crescer.

Os cabelos cacheados são lindos e não se pode negar, embora a mídia e a sociedade ditem que o certo, o bonito é o padrão da etnia branca com cabelos lisos e nariz fino. Não há dúvida que a beleza existe em todas as etnias. Se você, mãe, pai tem filhos fora desse padrão, não os force a se adaptarem. Não alise seus cabelos ou de alguma maneira os deixe sentir que são “diferentes”. Afinal, diferente de quem? A humanidade é feita de diversidade e é onde está a beleza. Um jardim só de margaridas certamente seria monótono, mesmo as margaridas sendo lindas.

Por isso, se sua filha/filho tem cabelos cacheados, ajude-os a cuidar deles como devem ser cuidados e sempre se refira a eles de maneira positiva para ajudá-los a desenvolver sua autoestima e autoaceitação sem depender dos padrões externos.

Para cuidar bem dos cabelos cacheados siga estas dicas:

1. Não use Xampu

O ideal para cabelos crespos é o co-wash, uma técnica em que se usa o condicionador para lavar os cabelos. Isso porque os xampus existentes no mercado possuem sulfato que resseca o fio cacheado. Infelizmente, não pode ser qualquer condicionador, tem que conter uma substância chamada anfótero, que garanta a limpeza do couro cabeludo e dos fios. Veja a lista aqui. Caso não queira abrir mão do xampu, use um do tipo low poo

Advertisement

2. Não penteie os fios secos

Os cabelos cacheados não devem jamais ser penteados a não ser após a lavagem (ou durante, após aplicar o condicionador) quando ainda estão molhados. Pentear desmancha os cachos, faz o cabelo armar e danifica os fios – além de ser doloroso para a criança. Use pentes de dentes largos e de preferência de madeira que tira a energia estática, reduzindo o frizz. Evite usar a toalha, prefira uma camiseta para secá-los e nunca torça, isso quebra os fios.

3. Não descuide da hidratação

Os fios crespos costumam ser mais ressecados que os lisos, por isso precisam de hidratação com mais frequência. Use fórmulas próprias para criança ou produtos caseiros. Óleo de coco, leite de coco ou abacate são sempre boas opções.

Respeitar e ainda ressaltar as diferenças ainda na infância, mostrando a seus filhos a beleza da diversidade ensina a criança a valorizar sua própria identidade, desenvolve amor-próprio e autoconfiança, fazendo seu filho se sentir acima de qualquer padrão de beleza que a mídia ou a sociedade possa tentar impor, ensinando-os a valorizar sua beleza natural.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.