Sair com crianças? O que você deve levar em conta para que possam se divertir

Todos os pais passeiam com os filhos, alguns com frequência, outros esporadicamente. Seja como for, é preciso saber o que fazer para lidar com a situação de forma que todos consigam se divertir.

Yordy Giraldo

Não sei se vocês planejaram uma saída em que tiveram que, necessariamente, levar os filhos porque não têm com quem deixá-los ou é impossível deixá-los aos cuidados de uma pessoa mais velha, ou porque o plano surgiu de última hora, ou apenas porque vocês queriam integrá-los ao passeio. Mas, tão logo saíram de casa, você simplesmente se arrepende porque não consegue fazê-los se comportar.

É uma situação normal porque, devido à sua idade e educação, eles tendem a fazer birra para expressar sua insatisfação, porque sua personalidade é simplesmente agitada ou porque o conceito de diversão de um adulto versus o de uma criança não são compatíveis, o que acaba tornando complicada a tarefa de mantê-los calmos por muito tempo.

Porém, ainda que sejam diferentes, os passeios em família fazem parte da rotina de todos os pais, sejam eles constantes ou esporádicos; portanto, é preciso saber o que fazer para lidar com a situação, para que ninguém seja
afetado e que, em vez disso, todos se divirtam o máximo que puderem.

O que todo pai e mãe devem levar em consideração ao sair com os pequenos

Roupa extra

Que as crianças adoram se lambuzar de comida, pular em poças, limpar-se na roupa ou sofrer acidentes fisiológicos, não é de se estranhar; então, por favor, pare de sofrer por isso, nem dê bronca nos pequenos! O melhor é ir preparado com pelo menos uma muda de roupa, inclusive de roupa íntima, caso haja necessidade.

Comida da criança ou do bebê

As crianças são imprevisíveis. Pode acontecer de comerem até o que
encontrarem no chão ou rejeitarem toda comida que você pôr na sua frente. O ideal, então, é incluir alimentos e bebidas com que estão acostumadas para que tenham apetite, ou simplesmente elimine outras coisas. Não as deixe ficar com fome. Se nós, adultos, ficamos mal-humorados quando não comemos, imagine as crianças.

Advertisement

Leve brinquedos

Desenhar é uma das atividades preferidas de todas as crianças, lembre-se de como elas rabiscam nas paredes, nos móveis ou quantas coisas inventam. Tanto que há restaurantes em que a peça de jogo americano (toalhinha de mesa individual) para a criança vem com lápis de cor para os menores. Outra opção são os trabalhos manuais. Existem kits diversos para criar ou montar brinquedos.

Prepare-se para uma soneca

Talvez seu pequeno seja a típica criança que, após comer ou brincar, decide que é hora da soneca. Para isso, não se esqueça de levar a chupeta, boneca ou cobertorzinho que o ajuda a pegar no sono. Vejo muitas crianças dando um “show” quando querem dormir e lhes falta aquele objeto que usam em casa. É melhor não arriscar e levá-lo com você.

Escolha bem o lugar onde vão

É importante pensar muito bem nisso. Como adulto, é suposto que você consiga se comportar e se adaptar às circunstâncias, mas não tem cabimento pedir o mesmo a uma criança. Portanto, opte por locais que lhes permitam interagir com outras crianças, pois condená-las a ficarem sentadas em uma cadeira, além de ficar com raiva por elas não estarem satisfeitas ou quererem ir embora, é injusto com qualquer criança.

Comece aos poucos

É impossível dar início à vida social das crianças pretendendo que elas consigam passar muito tempo em um só lugar com pouca liberdade de movimento. A agitação é uma característica da infância. Não as obrigue a participar de passeios muito demorados. É melhor planejar passeios curtos com que elas se familiarizem e com cujas atividades se sintam à vontade.

É importante passear com a família. Não desista por não encontrar um meio de fazer com que seu filhos gostem dos passeios. Lembre-se de que, nessas idades, eles estão apenas aprendendo a interagir com o mundo. Tenha muita paciência, confiança e perseverança, e verá que é possível.

Advertisement

Leia também: 10 maneiras de ajudar as crianças a aproveitar bem sua infância

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original ¿Salir con niños? Lo que debes toma en cuenta para pasarla bien

Toma un momento para compartir ...