Primeiro observe depois aja: Praticando o amor ao próximo

Fazer o bem é contagioso. O bem que você faz hoje retornará a você amanhã. Aprenda como incluir mais caridade em seu dia naturalmente e ser mais feliz.

Renata Finholdt

Uma bela canção escrita por Will L. Thompson chamada “Neste Mundo” faz um questionamento em sua primeira estrofe:

“Neste mundo acaso fiz hoje eu, a alguém um favor ou bem? Se ainda não fiz ser alguém mais feliz, falhei ante os céus também!“

Aprendemos constantemente que devemos amar e ajudar ao próximo, pois esse é o grande exemplo deixado pelo Rei dos reis, o Senhor Jesus Cristo. No entanto, aplicar esse ensinamento todos os dias de nossas vidas pode exigir um pouco de cuidado e observação.

Quando passamos a observar com mais atenção o nosso coração, sentimos o desejo de fazer o bem ao próximo com maior constância. Sendo assim, é necessário deixar um pouco as atividades do dia a dia de lado para observar o que vai dentro do nosso coração e assim agir.

Há quanto tempo você não tira um tempinho de seus dias para observar os sentimentos de seu coração? Lembre-se, o Senhor nos conhece pelo que levamos em nossos corações!

Advertisement

Você pode começar a aprimorar seu amor ao próximo colocando isso como uma meta diária de sua vida

Fazer alguém mais feliz todos os dias. Procure pensar nas inúmeras pessoas que fazem parte de seu cotidiano e nas atitudes que você pode ter para tornar o dia delas mais feliz. Inclua nessa relação sua família, seus amigos e pessoas que ainda lhe são estranhas. Quando traçar essa meta, você passará a observar quantas coisas é possível fazer para tornar os outros mais felizes, sentirá mais amor pelo próximo e também uma alegria por ter ajudado.

Fique atento às oportunidades diárias de servir

Há pessoas que precisam de um ombro amigo para ouvir suas dores, outras que precisam de uma ajuda prática com seus afazeres do lar, outras que precisam se sentir lembradas, e isso pode ser feito com um simples bilhetinho escrito com palavras carinhosas. Roupas doadas para pessoas com necessidades, um bolo macio e quentinho para uma pessoa aflita ou doente, um abraço carinhoso a uma pessoa triste podem ser formas simples de tornar o dia delas mais feliz.

No fim do dia, ao se deitar, naquele momento de conversar com o Senhor e avaliar o seu dia, pense nas oportunidades de servir ao próximo e em quantas pessoas fez mais feliz, e agradeça ao Pai por, de uma forma ou de outra, conseguir tornar a vida de alguém mais alegre. A vida é cheia de oportunidades para que façamos o bem uns aos outros, fique atento!

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.