Por que e como a terapia para casais pode salvar seu casamento

Você ainda não pode desistir, existe uma outra saída para esse túnel de escuridão. Conheça as soluções trazidas pela terapia de casais e volte a amar.

Cibele Carvalho

Com o enfraquecimento dos valores reais e duradouros relacionados aos casamentos, e ainda com a facilitação jurídica do divórcio, muitos casais desistem rapidamente do seu cônjuge e parceiro, esquecem-se das promessas e convênios feitos naquele dia sagrado.

Afinal, a sociedade prega que precisamos apenas fazer o que for mais fácil e rápido, pois: Tempo é dinheiro! Entretanto, tempo e dinheiro não garantem sua felicidade, o amor verdadeiro e genuíno pode garantir, você pode aprender a amar e a terapia pode lhe ajudar.

Desmistificando a terapia

O que é exatamente terapia?

A terapia consiste em um tratamento com cuidados simples da sua estrutura mental e psicológica, que está intrinsecamente ligada também ao seu bem-estar físico e social. Muitos pacientes de consultórios médicos poderiam descobrir que suas doenças físicas (Exemplos: enxaqueca, gastrite, problemas no coração, entre outros) podem ser desacelerados e tratados psicologicamente também.

A psicóloga Pâmela Moraes nos ensina que existem muitos mitos relacionados aos tratamentos psicoterapêuticos e também aos profissionais que realizam a terapia, alguns deles referem-se aos psicólogos como adivinhos ou ciganos que sabem tudo sobre você e sua vida.

Advertisement

Porém, Pâmela explica que a psicologia é apenas uma ciência que busca cuidar do ser humano, procurando compreender as alterações de comportamento e saúde do mesmo.

Quanto tempo dura uma terapia eficaz?

Assim como um tratamento de saúde física é relativo e depende de paciente para paciente e situação para situação, da mesma forma ocorre com a psicoterapia, pode variar.

Entretanto, em geral uma terapia para casais eficiente, onde o casal compromete-se em ser assíduo às sessões e realizar suas obrigações concernentes ao tratamento, dura em média de 4 a 5 meses, com resultados rápidos e eficientes.

Por que eu preciso ir junto?

A terapia para casais pode iniciar-se com cada um dos indivíduos envolvidos comparecendo a sessões separadas, e quando se sentirem seguros e prontos para conversarem em conjunto, então o casal continuará o processo juntos, facilitando a evolução e solução dos problemas conjugais existentes.

Leia: Como convencer seu cônjuge de que vocês precisam de terapia de casal

Advertisement

Todos precisam de terapia

A psicóloga e terapeuta de casais Anna Hirsch Burg afirma que em geral os parceiros se revezam num eterno conflito: quem recebe sente que recebe pouco, que dá acha que dá demais, isso acontece porque esperam encontrar no cônjuge amado uma fonte de conforto total.

Além disso, esperam que o cônjuge supra todas as suas carências afetivas que surgiram desde a tenra infância, e todas as demais que surjam no caminho. Como isso não acontece, sentem-se frustrados e desanimados.

Se vocês dois são pessoas normais que estão sujeitos a elevados níveis de tensão na vida, seja no trabalho, com os filhos, no trânsito, em casa, certamente poderão um dia sentirem-se esgotados mentalmente e então não conseguirem mais dar conta de seus problemas, o que inclui o seu casamento.

Então, não fujam da cura, esqueçam os paradigmas sociais equivocados e mentirosos, e procurem ajuda de um profissional.

Leia: Por que todos nós precisamos de um treinador para nossa saúde mental?

Advertisement

3 importantes ajustes que vocês conseguirão realizar com a ajuda da terapia de casais:

1. Estabelecer um padrão geral de comportamento para o casal

Ou seja, estabelecer um pacto entre o homem e a mulher, definir o que um não consegue suportar de forma alguma no outro, definir metas e ações para que as mudanças possam ser concretas no dia a dia do casal.

2. Escolher um modelo de vida a dois

Sua vida, seu casamento é único, o que servirá para vocês pode não se ajustar para outros. Criar um modelo de vida, de conceitos, padrões estabelecidos por ambos, facilitará a compreensão do que pode, não pode, como e não fazer algumas coisas.

3. Resolução dos seus conflitos individuais

Antes de serem dois, você é um, ou seja, existem alguns conflitos emocionais e sentimentais que são particulares, seu cônjuge não pode ser seu remédio, sua cura. Suas necessidades podem e devem ser supridas por você mesmo.

Se o seu casamento está fragilizado, se suas dores emocionais e físicas estão aumentando, pode ser que uma terapia de casais seja útil e apropriada para lhe ajudar. Procure alguém capacitado, um profissional habilitado.

Advertisement

Leia: Fortalecendo o casamento: As grandes vantagens da terapia de casal

Toma un momento para compartir ...

Cibele Carvalho

Bacharel em Direito, Mediadora e Conciliadora de Família, realiza palestras para noivos e recém-casados sobre relacionamentos, especialista em Psicologia Jurídica, esposa, mãe e genealogista.