Onde estão os homens que querem se casar?

É difícil encontrar um homem que queira realmente se casar? Será que realmente essa é a pergunta certa a se fazer?

Luiz Higino Polito

Nas diversas regiões do mundo os costumes são bem diferentes, e há regiões onde as mulheres ainda são “designadas” a seus futuros cônjuges. Elas não têm escolha e têm de casar com os maridos escolhidos por seus pais.

Felizmente, no Ocidente, as mulheres (e os homens) podem escolher com quem vão se casar.

Quantos homens existem?

Primeiro, vamos ver o que o IBGE nos mostra no último Censo (de 2010) que temos registro do Brasil, do número geral de homens e mulheres:

De uma população total, no ano de 2010, de 190.732.694 pessoas, 51% são mulheres e 49% são homens. Em relação à nupcialidade, o IBGE registrou:

  • 89,6 milhões de solteiros

    Advertisement
  • 56 milhões de casados

  • 8 milhões de viúvos

  • 5 milhões de divorciados

  • 2,8 milhões de desquitados ou separados judicialmente

Para facilitar, vamos arredondar para 90 milhões de solteiros. Aqui devemos somar todos os viúvos, divorciados e os separados, o que aumenta o número dos que não estão casados para pouco mais de 105 milhões. Embora aqui devam estar englobados os solteiros de todas as idades, o Censo de 2010 concluiu que o Brasil está envelhecendo.

Advertisement

Podemos supor que desse total de 105 milhões que não são casados, uns 50% estejam em “idade casadoura“. Então, teríamos um total, em 2010, de 53 milhões de mulheres e homens que não estão casados, 27,3 milhões de mulheres e 25,9 milhões de homens “disponíveis” para casarem.

Onde estão todos esses homens?

Levando-se em conta que estamos em 2016, esses números de 2010 são maiores do que isso, mas as proporções devem se manter.

E tais homens em “idade casadoura” estão por aí, nos Cinemas, nas Festas de Rodeio, nas Igrejas, nos Parques de Diversão, nas Baladas, nos Restaurantes, nas Festas de Aniversário, e em tantos outros lugares – e quase todos eles se “reúnem”, juntamente com as mulheres, nas Redes Sociais.

Quais são as dificuldades do mundo atual?

Embora muitas mulheres estejam desanimando de encontrar seu “eleito”, ocorreram em 2013, segundo o IBGE, mais de um milhão de casamentos. Sim, mulheres, os homens ainda estão se casando!

Um milhão de casamentos não é pouco, não! (sendo 0,35% desse número, uniões homoafetivas).

Advertisement

Por que então está tão difícil para mim?

Se você está tendo dificuldades para achar um homem à altura das suas expectativas, talvez seja porque você se enquadre num dos itens abaixo:

1. Tem muito medo de que seu casamento não dê certo

Quem não tem esse medo? Poucos afortunados não têm, mas a maioria dos homens e mulheres que se casam sente temor em alguma medida de que seus casamentos possam afundar.

Tal medo é muito maior ainda para as mulheres que vêm de um outro casamento frustrado. Tais mulheres, principalmente as que têm filhos, pensam bastante antes de entrar em um relacionamento sério.

Para mostrar que muitas mulheres “escaldadas” são corajosas, o recasamento representou 23% do total de todas as uniões do ano de 2013.

E embora o perigo de separação exista mesmo, por uma série de razões, uma boa notícia é que os divórcios diminuíram 5% em relação ao ano de 2012.

Advertisement

Leia: 8 coisas que você precisa saber antes de se casar

2. Suas expectativas em relação aos homens são rigorosas demais

Homem perfeito vai ser difícil de ser achado, assim como uma mulher perfeita. O máximo que se pode esperar é que nosso futuro cônjuge seja o “menos imperfeito” possível e que esteja seriamente comprometido em fazer com que o casamento seja um “pedacinho do céu”, e não uma “sucursal do inferno”.

Certamente as mulheres não devem se casar com o primeiro que aparecer, e nem casar por motivos errados, mas podemos até colocar aqui uma frase, só para descontrair: “Se as mulheres dizem que os homens são todos iguais, porque escolhem tanto?”

Leia: Quando as expectativas do casamento perfeito enfrentam a realidade

3. Timidez excessiva

Um pouco de timidez é até um charme, principalmente nas mulheres, mas o excesso de timidez pode atrapalhar seriamente qualquer relacionamento. O que pode ajudar as mulheres quanto a isso, é que muitos homens também são mais tímidos até do que as mulheres – embora escondam isso muito bem, na maioria das vezes.

Advertisement

Eu entendo muito de timidez, porque eu tinha tanta timidez quando era criança e jovem, que meu primeiro namorico foi aos 21 anos de idade. Também depois que perdi a timidez, tive várias namoradas antes de casar. E não me orgulho disso, porque sem querer, fiz garotas tão especiais se decepcionarem comigo.

4. Não sai de casa

Mesmo que você tenha uma beleza arrebatadora, será difícil achar alguém para casar, se você não tiver vida social. Não me refiro a vida social “on-line”, mas vida social de verdade!

Claro que muitos se conhecem pela internet, e muitos desses casamentos dão certo, porém, todo cuidado deve ser tomado, para que o casamento não seja uma armadilha. Os antigos eram sábios quando diziam “antes solteiro, do que mal casado”.

A lista poderia ser aumentada, mas fiquemos por aqui. E baseando-me na minha experiência de casado com a mesma mulher por mais de 35 anos, esperando que seja por toda a eternidade, eu gostaria de dizer que casar vale a pena, apesar dos enormes desafios a que nos expomos ao dar um passo tão importante.

E se você que está lendo estas palavras é homem, saiba que têm muitas mulheres que querem casar. E seja homem: case! Mesmo que vários casamentos não tenham um “final feliz”, a maioria dos casamentos vai em frente, trazendo muitos desafios, mas também tantas alegrias, que somente os bem casados (e mesmo os que se separam), sentem.

Advertisement

Leia: Moças que querem namorar para casar

E não é porque um casamento não deu certo, que acabou a esperança. Sempre há a possibilidade de uma nova oportunidade de ser feliz.

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!