O que uma mulher não deve fazer para a ‘felicidade’ dele

Para um casamento ter sucesso ambos precisam se sentir felizes, ambos precisam respeitar a individualidade do outro. Quando apenas um pode ser feliz, o casamento tende ao fracasso.

Renata Finholdt

Felicidade é algo um tanto quanto subjetivo. Cada um é feliz de uma determinada forma, de seu próprio jeito. E isso é algo muito bom, afinal se todos fossem felizes apenas de um jeito haveria neste mundo muitas pessoas infelizes.

Pequenas coisas são capazes de nos fazerem felizes: um telefonema de alguém que gostamos, se olhar no espelho e se sentir bem, olhar uma foto antiga, estar com amigos, comer algo saboroso e tantas outras coisas.

Há várias formas em nosso dia a dia de encontrarmos a felicidade. No entanto, muitas mulheres fazem a escolha errada e com o passar dos anos acabam por projetar a sua própria felicidade em outra pessoa, normalmente no marido, e assim vivem na dependência da opinião dele para se sentirem felizes, e nesse sentido fazem de tudo para deixá-los felizes, pois só desta forma são felizes também.

Esse pode ser um caminho bastante perigoso, uma vez que cada um precisa respeitar sua própria individualidade, buscar ser feliz consigo mesmo primeiramente, para depois ser feliz com o outro.

Fazer o outro feliz sem dúvida alguma é um caminho para nossa própria felicidade, mas é preciso cuidar os limites para não tornar disso uma forma de anulação de si próprio. Fazer o outro feliz em detrimento de si mesma todos os dias não é algo que a médio e longo prazo traga benefícios.

Advertisement

Então, quais são algumas coisas que uma esposa não deveria fazer para a felicidade de seu cônjuge?

Se submeter a algo que fere sua família

Se uma esposa observa que algumas atitudes de seu marido podem trazer consequências a seu relacionamento e a sua família, ela não deve apoiá-lo simplesmente para torná-lo feliz. Neste sentindo estão vícios diversos, más companhias ou hábitos ruins.

Descuidar de si própria

Alguns maridos têm tanto ciúme de suas esposas que não permitem que elas cuidem de sua aparência. Cabelos arrumados e sedosos, unhas bem-feitas, pele macia e cheirosa deixam de fazer parte da rotina da mulher que prefere deixar isso tudo a fazer seus maridos infelizes, com crises de ciúmes. No entanto, os anos passam e a infelicidade recai sobre os ombros dessa mesma esposa que lá atrás fez uma escolha errada, uma vez que não se reconhece ao olhar-se no espelho.

Anular-se por completo

Há mulheres que após o casamento se anulam completamente porque acreditam que desta forma tornarão seus maridos mais felizes. Não expressam suas opiniões sobre nada, não se dedicam a aprender algo e crescer em seu intelecto, apenas vivem para atender a seu “amo”.

Todas estas atitudes, com o passar dos anos, fazem com que a esposa se torne amargurada, fria e infeliz por algo que ela mesma plantou no passado. Se sente mal e inconformada por ter feito escolhas erradas agindo assim, por ter perdido sua individualidade, ter esquecido de si.

Advertisement

Em um relacionamento saudável há espaço para a individualidade de ambos, os dois precisam buscar a felicidade individual e conjugal, só assim se cria um casamento de sucesso.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.