O que é realmente importante em nossa vida?

Tagore disse: “Passei a vida inteira encordoando e desencordoando meu instrumento musical, enquanto a canção que vim tocar (nesta vida) permanece muda”.

Luiz Higino Polito

O poeta, romancista, dramaturgo e músico Tagore provavelmente disse essas palavras citadas acima “Passei a vida inteira encordoando e desencordoando meu instrumento musical, enquanto a canção que vim tocar (nesta vida) permanece muda”, se referindo ao fato de que todas as suas obras ainda não o tinham deixado satisfeito. Ele achava que ainda tinha uma obra maior, mais sublime, que ele ainda não tinha feito.

Podemos também usar a frase de Tagore para meditarmos sobre o que realmente é importante nesta vida. O que realmente importa? O que é importante de verdade, nesta vida? Será que não estamos gastando tempo demais em coisas que não têm nenhum valor, e deixando de fazer as coisas que realmente têm valor, das quais nos orgulharemos de tê-las feito, daqui a 5, 10 ou 20 anos, no futuro?

O que realmente importa?

“O que realmente importa?” é o título do livro de Anderson Cavalcante, um escritor e palestrante brasileiro que já vendeu mais de um milhão de livros. Nesse seu livro, cuja sinopse você pode ler clicando aqui, Cavalcante diz que escolheu escrever esse livro “Porque a vida passa tão rápido que não podemos desperdiçá-la com escolhas erradas”. Ele também diz que “Perdemos a dimensão espiritual da vida na mesquinhez do dia a dia”, por isso é importante que paremos e reflitamos sobre o que realmente tem valor nesta vida.

O que é a vida?

Na bela canção de Gonzaguinha, que pode ser ouvida no link abaixo, temos uma boa definição que o cantor dá para a vida. Ouçam!

Nas palavras do grande cantor Gonzaguinha, que já faleceu, infelizmente, a vida “É bonita, é bonita e é bonita!”. Ele diz que uns acham a vida um sofrimento, outros dizem que a vida não significa nada. Outros dizem que a vida é um sonho do Criador. Tem os que acham que não vale a pena viver. Estão enganados os que desistem da vida, porque a vida é a coisa de maior valor que nós temos.

Advertisement

Todos nós temos uma missão e um propósito nesta vida. Cada um de nós tem um talento ou dom para fazer alguma coisa bem-feita, e isso pode nos trazer grande satisfação.

Família

Quantas vezes nós não perdemos nosso tempo com coisas supérfluas, quando poderíamos estar usando sabiamente nosso tempo convivendo com nossa família? Cada vez mais gente inteligente está descobrindo que a família é o nosso maior tesouro. Um grande líder, Harold Lee, disse que “o mais importante trabalho que podemos executar nesta vida, é dentro das paredes de nosso próprio lar”.

A família é (ou deveria ser) o refúgio onde podemos descansar de nossos trabalhos, um lugar para onde sempre queiramos voltar e onde sempre desejamos ficar. No final das contas, veremos que é com a família que podemos realmente contar, na hora da necessidade.

Propósito da vida

Há mais propósito na vida de cada um de nós do que apenas comer, trabalhar para ganhar o nosso sustento, dormir e domingo ver o futebol ou ver a novela de que gostamos. Estamos aqui com um propósito mais importante, um propósito que cada um deve descobrir dentro de si mesmo qual é o seu.

Lembro-me de que o autor do livro “Fernão, Capelo e Gaivota”, Richard Bach, disse certa vez que é fácil sabermos se nossa missão na terra já está cumprida: “Se ainda estamos vivos, não está”.

Advertisement

Enquanto estivermos vivos, conforme disse Tagore, precisamos tentar fazer o que realmente viemos fazer nesta vida.

No meu caso, já fiz tanta coisa nesta vida, que talvez eu já tenha cumprido um pouco, pelo menos, da minha missão: já fui engraxate, office-boy, cobrador, vendedor, funcionário público, bancário, músico, almoxarife, missionário, já casei, tenho 3 filhos adultos, 4 netos, e ultimamente me meti a escrever artigos para tentar ajudar outras pessoas a enxergarem um pouco melhor o que é importante nesta vida. Tento transmitir, em palavras, coisas que aprendi através de tantas experiências que eu já vivi.

De tudo o que vi, senti e aprendi, posso afirmar que a vida vale a pena ser vivida. Por mais que existam os desafios e sofrimentos, as alegrias e a felicidade que podemos encontrar dentro de nós mesmos compensa as outras coisas.

“Tente outra vez”

E se você está neste exato momento passando por uma situação desesperadora, saiba que muitas pessoas no mundo (bilhões delas), eu inclusive, já passaram também. Você não é o primeiro e nem será o último a enfrentar o seu Getsêmani, para depois descobrir que a vida reservou para você grandes bênçãos, se você suportar com valentia e fé seus desafios.

Advertisement

Depois de sofrermos para subirmos a montanha, se descortinará um maravilhoso horizonte aos nossos olhos, lá do alto.

Gosto muito do cantor Raul Seixas. Uma das músicas dele que mais gosto, dentre tantas canções dele, é esta:

Quase ninguém acerta na primeira tentativa. Todo mundo cai. Todos passamos vergonha várias vezes na vida. Cometemos muitos erros. Todos ficamos doentes, todos choramos por coisas que nos fazem sofrer. Muitas coisas nos decepcionam.

As pessoas de sucesso não são as que não caíram ou que não sofreram, mas as que se levantaram após caírem inúmeras vezes. As coisas boas e bonitas da vida são muito maiores e em maior quantidade do que as dificuldades pelas quais passamos.

Procure seu propósito na vida e viva!

Advertisement

Vale a pena.

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!